A Microsoft finalmente decidiu terminar a vida do Windows XP.
Apesar de vários adiamentos de execução, devido principalmente à insuficiência do Windows Vista, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, finalmente assinou o mandado de morte do XP. Ele esteve por mais de oito anos no topo dos softwares mais usados do mercado e é sem dúvida o maior sucesso na história do mercado de software. Mas agora a Microsoft não está a permitir que os fabricantes dos Computadores, de forma legalmente pré-instalem o seu venerado sistema operacional Windows XP nos computadores novos.
A maioria dos fabricantes de computador, já não entregam os seus computadores com Windows XP pré-instalado há algum tempo. A Dell foi o último, cortando as instalações XP por volta de Setembro. No entanto, um pequeno número de fabricantes de PCs ainda entrega o XP nalguns dos seus produtos. A decisão pode prejudicar as empresas e organizações que precisam de actualizar ou substituir o hardware, mas não podem ou não migram do Windows XP.
A Microsoft ainda vai oferecer suporte ao sistema até 2014, mas as vendas de computadores com edições pre-instaladas e novas copias OEM estão canceladas definitivamente.
Fonte: PCProject