FICHA TÉCNICA
Fabricante: Namco Bandai Games
Lançamento: 02/10/2009
Distribuidora: Namco Bandai Games America
Suporte: 1 jogador
Avaliação: *** (Suficientemente bom para sobreviver)
Naruto, desenhos animados da Manga criados por Masashi Kishimoto, tornaram-se rapidamente numa série de sucesso um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. E claro aproveitando o sucesso, mais uma vez alargam os seus horizontes monetários para os videojogos.
Não é a primeira vez que Naruto se apresenta na portátil da Sony, a sua primeira aparição foi com Naruto: Ultimate Ninja Heroes em 2007 e um ano depois com Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2: The Phantom Fortress, com resultados muito aquém do esperado. Estas duas versões são de luta (1vs1), diferenciando-se deste último, ou seja, pela primeira vez temos Naruto na PSP como um jogo de acção e aventura.
Bem, mas antes de começar a falar do jogo devo confessar que não sou um verdadeiro conhecedor de Naruto, mas sei que existem milhares de fãs e por isso talvez a série já merece-se um jogo ao nível dos desenhos animados. Este novo jogo terá uma nova aventura mas que segue o enredo de Naruto Shippuden:Ultimate Ninja 4 na Playstation 2. Não esperem que no jogo exista um resumo do que se passou anteriormente ou uma introdução das personagens, estão bem enganados, com as muitas cut-scenes temos apenas o ponto de situação na história do jogo.
Naruto e os seus amigos estão prontos para a batalha das suas vidas, em busca de Gaara, o Quinto Kazekage (O nível mais alto de um Ninja, que significa “sombra”), que foi raptado pela temida organização Akatsuki. Será uma corrida contra o tempo já que essa organização irá tentar libertar Shukaku, um poderoso demónio que se encontra selado dentro do próprio Gaara.
Algumas das personagens no jogo.
O jogo começa de uma forma simples, atacando alguns inimigos enquanto nos é ensinado o uso dos botões, os movimentos e armas, para nos preparar para o campo de batalha. As funções dos respectivos botões são simples, o quadrado para atacar, o X para saltar, o Circulo para esquivar (desaparece e aparece mais perto do inimigo de uma forma muita rápida) e o Triângulo serve para usar as armas Ninja Tool e também pastilhas para recuperar tanto a energia como o Chakra. O gatilho L serve para localizar, escolher e marcar o nossos inimigos, quanto ao gatilho R abre o menu Jutsu onde se encontra os movimentos especiais da personagem que consome chakra.
No início apenas podemos escolher como jogador o Naruto, mas conforme vamos passando os vários cenários novos personagens ficam disponíveis, podemos depois usa-las no modo Scenario. Existem no total 15 personagens tais como o já referido Naruto, Might Guy, Sakura, Kakashi, Tenten, Rock Lee, entre outros.
Todas as personagens começam com um nível, que consoante o jogo podemos trabalhar no sentido de aumentar esse nível, isso pode ser feito modos tais como Survival, Scenario e Misson. Também por cada missão ultrapassada as habilidades do nosso jogador vão aumentando, tais como o poder de ataque, Ninjutsu defesa, Energia, Resistência, Força, ou Chakra. Todas as habilidades só aparecem no ecrã no final de cada cenário, com a finalidade de mostrar o quanto aumentaram. Para além da experiência que a personagem principal recebe é também distribuída pelas outras duas personagens extras, que podemos seleccionar antes de cada aventura.
As missões em Scenario Mode são simples, lineares e muito curtas, para quem começa a jogar não tem uma má ideia, mas após uns três ou quatro capítulos, fica-se a pensar de outra maneira. É uma chatice em toda a história ter que correr sempre em frente, sem ter mais por onde ir e com um muro impenetrável em todo o cenário. Além disso, os cenários em termos de grafismo são fracos e com pouco ambiente (salva-se apenas as personagens bem detalhadas), a AI dos inimigos é muito fraca quase que pedindo para ser atacados para reagirem.
Pelo menos temos uma grande variedade de inimigos (varia dependendo dos ambientes em que nos encontramos) ao longo dos capítulos, tais como ninjas com armas de longo alcance, javalis, aranhas, etc. A maior dificuldade acontece quando vários inimigos nos atacam ao mesmo tempo ou então os Bosses finais. É um sistema de jogo que se torna cansativo e aborrecido passado pouco tempo, e para quem não se quer chatear em matar todos os inimigos, pode sempre ir em frente, passar por todos os inimigos sem lutar e chegar a uma zona marcada por um circulo e avançar para outro capítulo.
O jogo oferece-nos vários modos, um dos que já falei é Scenario Mode, é o modo história onde vamos desbloqueando vários capítulos com uma equipa até três jogadores, melhorando as características de cada jogador, e obter novos personagens. No final de Scenario Mode, o modo Akatsuki irá estar disponível, permite usar personagens Akatsuki e jogar de novo a história do jogo de forma a capturar Gaara. Assim sendo, é uma maneira de cativar o jogador a voltar a jogar Scenario Mode até ele ficar completamente acabado. Temos também Mission Mode, aqui temos várias missões para completar, no final somos classificados através da atribuição de um ranking, dinheiro e melhoramentos nos atributos do jogador.
Esse dinheiro serve para usar na opção Shop, onde encontramos tudo o que um ninja precisa para atacar os seus inimigos, temos Skill Scrolls que servem para melhorar atributos e equipar os jogadores com movimentos novos ou movimentos especiais. Para além disso temos também armas, itens para recuperar a energia e o Chakra, que após a compra dos mesmos podemos equipar de imediato o nosso ninja. Temos três opções na Shop, vender, comprar e combinar itens.
Sistema de combate poderia estar melhor.
Outro modo já conhecido em outras versões Naruto para a PSP é o Battle Mode, são combates 1vs1 com todas as personagens do jogo. Survival Mode no início encontra-se bloqueado e finalmente Join Friend, este modo é para dois jogadores via ad-hoc rede local sem fios, podemos jogar em cooperativo ou versus.
Naruto Shippuden Legends:Akatsuki Rising deixa muito a desejar, este estilo de jogo em terceira pessoa traz normalmente muitos problemas para as câmaras do jogo, é o que acontece neste, muita dificuldade em controlar a câmara e difícil de nos colocarmos em posição de combate, o que prejudica em muito a jogabilidade. Os combates são muito fracos, muito repetitivos e com a AI muito deficiente, os gráficos não são os piores visto numa PSP muito devido ao excelente detalhe dos personagens.
A história do jogo não apresenta muita criatividade e a maior parte do tempo andamos a passear pelos cenários, que ainda por cima não são nada agradáveis para a vista. O que ainda salva este jogo são os muitos modos de jogo, muitas personagens conhecidas dos fãs, bastantes itens para comprar e uma enorme personalização das personagens. O som do jogo também é muito bom, tanto os efeitos de som nos combates como as próprias musicas do jogo.
Naruto Shippuden Legends:Akatsuki Rising é um jogo medíocre, poderia e deveria ter um sistema de combate mais intuitivo. Tanto Naruto como os fãs da série mereciam algo melhor, digno do seu sucesso. Por isso, quem procurar um jogo de aventura/acção é melhor pensar duas vezes, e se for uma pessoa que gosta bastante da série Naruto terá de ser um verdadeiro Fã.
Nota- 5/10
- Spoiler:
Fabricante: Namco Bandai Games
Lançamento: 02/10/2009
Distribuidora: Namco Bandai Games America
Suporte: 1 jogador
Avaliação: *** (Suficientemente bom para sobreviver)
Naruto, desenhos animados da Manga criados por Masashi Kishimoto, tornaram-se rapidamente numa série de sucesso um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. E claro aproveitando o sucesso, mais uma vez alargam os seus horizontes monetários para os videojogos.
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Não é a primeira vez que Naruto se apresenta na portátil da Sony, a sua primeira aparição foi com Naruto: Ultimate Ninja Heroes em 2007 e um ano depois com Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2: The Phantom Fortress, com resultados muito aquém do esperado. Estas duas versões são de luta (1vs1), diferenciando-se deste último, ou seja, pela primeira vez temos Naruto na PSP como um jogo de acção e aventura.
Bem, mas antes de começar a falar do jogo devo confessar que não sou um verdadeiro conhecedor de Naruto, mas sei que existem milhares de fãs e por isso talvez a série já merece-se um jogo ao nível dos desenhos animados. Este novo jogo terá uma nova aventura mas que segue o enredo de Naruto Shippuden:Ultimate Ninja 4 na Playstation 2. Não esperem que no jogo exista um resumo do que se passou anteriormente ou uma introdução das personagens, estão bem enganados, com as muitas cut-scenes temos apenas o ponto de situação na história do jogo.
Naruto e os seus amigos estão prontos para a batalha das suas vidas, em busca de Gaara, o Quinto Kazekage (O nível mais alto de um Ninja, que significa “sombra”), que foi raptado pela temida organização Akatsuki. Será uma corrida contra o tempo já que essa organização irá tentar libertar Shukaku, um poderoso demónio que se encontra selado dentro do próprio Gaara.
Algumas das personagens no jogo.
O jogo começa de uma forma simples, atacando alguns inimigos enquanto nos é ensinado o uso dos botões, os movimentos e armas, para nos preparar para o campo de batalha. As funções dos respectivos botões são simples, o quadrado para atacar, o X para saltar, o Circulo para esquivar (desaparece e aparece mais perto do inimigo de uma forma muita rápida) e o Triângulo serve para usar as armas Ninja Tool e também pastilhas para recuperar tanto a energia como o Chakra. O gatilho L serve para localizar, escolher e marcar o nossos inimigos, quanto ao gatilho R abre o menu Jutsu onde se encontra os movimentos especiais da personagem que consome chakra.
No início apenas podemos escolher como jogador o Naruto, mas conforme vamos passando os vários cenários novos personagens ficam disponíveis, podemos depois usa-las no modo Scenario. Existem no total 15 personagens tais como o já referido Naruto, Might Guy, Sakura, Kakashi, Tenten, Rock Lee, entre outros.
Todas as personagens começam com um nível, que consoante o jogo podemos trabalhar no sentido de aumentar esse nível, isso pode ser feito modos tais como Survival, Scenario e Misson. Também por cada missão ultrapassada as habilidades do nosso jogador vão aumentando, tais como o poder de ataque, Ninjutsu defesa, Energia, Resistência, Força, ou Chakra. Todas as habilidades só aparecem no ecrã no final de cada cenário, com a finalidade de mostrar o quanto aumentaram. Para além da experiência que a personagem principal recebe é também distribuída pelas outras duas personagens extras, que podemos seleccionar antes de cada aventura.
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As missões em Scenario Mode são simples, lineares e muito curtas, para quem começa a jogar não tem uma má ideia, mas após uns três ou quatro capítulos, fica-se a pensar de outra maneira. É uma chatice em toda a história ter que correr sempre em frente, sem ter mais por onde ir e com um muro impenetrável em todo o cenário. Além disso, os cenários em termos de grafismo são fracos e com pouco ambiente (salva-se apenas as personagens bem detalhadas), a AI dos inimigos é muito fraca quase que pedindo para ser atacados para reagirem.
Pelo menos temos uma grande variedade de inimigos (varia dependendo dos ambientes em que nos encontramos) ao longo dos capítulos, tais como ninjas com armas de longo alcance, javalis, aranhas, etc. A maior dificuldade acontece quando vários inimigos nos atacam ao mesmo tempo ou então os Bosses finais. É um sistema de jogo que se torna cansativo e aborrecido passado pouco tempo, e para quem não se quer chatear em matar todos os inimigos, pode sempre ir em frente, passar por todos os inimigos sem lutar e chegar a uma zona marcada por um circulo e avançar para outro capítulo.
O jogo oferece-nos vários modos, um dos que já falei é Scenario Mode, é o modo história onde vamos desbloqueando vários capítulos com uma equipa até três jogadores, melhorando as características de cada jogador, e obter novos personagens. No final de Scenario Mode, o modo Akatsuki irá estar disponível, permite usar personagens Akatsuki e jogar de novo a história do jogo de forma a capturar Gaara. Assim sendo, é uma maneira de cativar o jogador a voltar a jogar Scenario Mode até ele ficar completamente acabado. Temos também Mission Mode, aqui temos várias missões para completar, no final somos classificados através da atribuição de um ranking, dinheiro e melhoramentos nos atributos do jogador.
Esse dinheiro serve para usar na opção Shop, onde encontramos tudo o que um ninja precisa para atacar os seus inimigos, temos Skill Scrolls que servem para melhorar atributos e equipar os jogadores com movimentos novos ou movimentos especiais. Para além disso temos também armas, itens para recuperar a energia e o Chakra, que após a compra dos mesmos podemos equipar de imediato o nosso ninja. Temos três opções na Shop, vender, comprar e combinar itens.
Sistema de combate poderia estar melhor.
Outro modo já conhecido em outras versões Naruto para a PSP é o Battle Mode, são combates 1vs1 com todas as personagens do jogo. Survival Mode no início encontra-se bloqueado e finalmente Join Friend, este modo é para dois jogadores via ad-hoc rede local sem fios, podemos jogar em cooperativo ou versus.
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Naruto Shippuden Legends:Akatsuki Rising deixa muito a desejar, este estilo de jogo em terceira pessoa traz normalmente muitos problemas para as câmaras do jogo, é o que acontece neste, muita dificuldade em controlar a câmara e difícil de nos colocarmos em posição de combate, o que prejudica em muito a jogabilidade. Os combates são muito fracos, muito repetitivos e com a AI muito deficiente, os gráficos não são os piores visto numa PSP muito devido ao excelente detalhe dos personagens.
A história do jogo não apresenta muita criatividade e a maior parte do tempo andamos a passear pelos cenários, que ainda por cima não são nada agradáveis para a vista. O que ainda salva este jogo são os muitos modos de jogo, muitas personagens conhecidas dos fãs, bastantes itens para comprar e uma enorme personalização das personagens. O som do jogo também é muito bom, tanto os efeitos de som nos combates como as próprias musicas do jogo.
Naruto Shippuden Legends:Akatsuki Rising é um jogo medíocre, poderia e deveria ter um sistema de combate mais intuitivo. Tanto Naruto como os fãs da série mereciam algo melhor, digno do seu sucesso. Por isso, quem procurar um jogo de aventura/acção é melhor pensar duas vezes, e se for uma pessoa que gosta bastante da série Naruto terá de ser um verdadeiro Fã.
Nota- 5/10