Sempre quiseste fazer um homebrew, ou lago do género, agora com a Aula de Programação vai ser muito mais fácil, aqui eu, vou ensinar a vocês construírem os vossos homebrews, mas vai com calma, pois como todos códigos existem bases, como o html, mas em Lua, existem 3, o if, then, e o while, que brevemente vais muito utilizar.
Se és novo a programar deves começar sempre por um Hello World, (Ver como fazer aqui), nesta primeira aula vou ensinar um Snippet, para quem não sabe o que são, são exemplos de bases feitas em lua, que podem ser utilizadas por todos.
Espero que tenham gostado da aula numero 1. Dúvidas podem colocar através dos comentários.
Se és novo a programar deves começar sempre por um Hello World, (Ver como fazer aqui), nesta primeira aula vou ensinar um Snippet, para quem não sabe o que são, são exemplos de bases feitas em lua, que podem ser utilizadas por todos.
--Colocar cores.
verde=Color.new(0,255,0)
branco = Color.new(255,255,255)
--Criar o solo
solo = Image.createEmpty(480,10)
solo:clear(verde)
--Criar personagem
player1 = Image.createEmpty(32,32)
player1:clear(branco)
--Esta parte da personagem pode ser trocada por uma imagem de uma personagem, para isso deves usar as funtions para por uma imagem do ecrã, no solo também podes fazer o mesmo.
--Personagem detalhes
player = {}
player.gravidade = 230
player.y = 230
player.x = 50
player.velocidadeSalto = 10
player.estadoSalto = "solo"
--player.gravidade é a gravidade da nossa personagem, o player.y é localização no nosso jogador nos eixos do Y, e o player.x nos eixos do X, e velocidade do salto pode ser alterada, mas 10 corresponde a um salto mais real.
--Controlos
while true do
pad = Controls.read()
screen:clear()
if pad:left() then
player.x = player.x - 2
end
if pad:right() then
player.x = player.x + 2
end
--Agora vem a parte do controlo do salto
if pad:cross() and player.estadoSalto == "solo" then
player.estadoSalto = "saltando"
end
--Agora vem a parte seguinte
if player.estadoSalto == "saltando" then
player.velocidadeSalto = player.velocidadeSalto - 0.5
player.gravidade = player.gravidade - player.velocidadeSalto
end
--A cair
if player.velocidadeSalto < 0 then
player.estadoSalto = "caindo"
end
if player.gravidade < 230 and player.estadoSalto == "caindo" then
player.velocidadeSalto = player.velocidadeSalto + 0.5
player.gravidade = player.gravidade + player.velocidadeSalto
end
if player.gravidade == 230 then
player.velocidadeSalto = 10
player.estadoSalto = "solo"
end
if player.gravidade > 230 then player.gravidade = 230 end
--Para que a personagem posso saltar, é muito importante esta parte:
player.y = player.gravidade
--Para finalisar o snippet coloca:
screen:blit(player.x,player.y,player1)
screen:blit(0,262,solo)
screen:print(10,10,"X: "..player.x.." Y: "..player.y,verde)
screen:print(10,20,"estadoSalto: "..player.estadoSalto,verde)
screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end
Espero que tenham gostado da aula numero 1. Dúvidas podem colocar através dos comentários.
Última edição por DarK_SharK em Sáb 9 Ago - 16:16:36, editado 3 vez(es)