Boas!
Na primeira aula do DS, ele explicou como colocar um objecto em movimento e referiu que se podia substituir por imagens para dar o aspecto realista de um boneco em movimento.
A essas imagem chama-se SPRITES e são em muitos casos imagens retiradas de jogos originais de outras consolas ou até mesmo de psp.
1º Vamos começar por atribuís o valor "Time" no início do código;
2º Agora vamos fazer uma function;
3º Da seguida fazem o mesmo para os movimentos que quiserem;
4º De seguida vamos fazer o controlo de movimento;
5º Agora basta colocar no final do código o seguinte:
PS: Não se esqueçam de fazer o load às imagens no início do código e colocar o código de cores.
No final devem ficar com um código paracido com este:
Cumprimentos
Na primeira aula do DS, ele explicou como colocar um objecto em movimento e referiu que se podia substituir por imagens para dar o aspecto realista de um boneco em movimento.
A essas imagem chama-se SPRITES e são em muitos casos imagens retiradas de jogos originais de outras consolas ou até mesmo de psp.
1º Vamos começar por atribuís o valor "Time" no início do código;
Time = 0
2º Agora vamos fazer uma function;
function moveresquerda()
Time = Time+1
if Time == 27 then -- Deve-se colococar sempre +2 valores que a realidade
Time == 0
end
if Time == 5 then
player.img = esquerda1
end
if Time == 10 then
player.img = esquerda2
end
if Time == 15 then
player.img = esquerda3
end
if Time == 20 then
player.img = esquerda4
end
if Time == 25 then
player.img = esquerda5
end
end
3º Da seguida fazem o mesmo para os movimentos que quiserem;
function moverdireita()
function movercima()
function moverbaixo()
4º De seguida vamos fazer o controlo de movimento;
while true do
pad = Controls.read
if pad:left() then
player.x = player.x-2
moveresquerda()
end
if pad:right() then
player.x = player.x+2
moverdireita()
end
if pad:up() then
player.y = player.y-2
movercima()
end
if pad:down() then
player.y = player.y+2
moverbaixo()
end
5º Agora basta colocar no final do código o seguinte:
screen:clear(preto)
screen:blit(player.x,player.y,player.img)
screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end
PS: Não se esqueçam de fazer o load às imagens no início do código e colocar o código de cores.
No final devem ficar com um código paracido com este:
--Cores
preto = Color.new(0,0,0)
--Carregamento de imagens
esquerda1 = Image.load("localização da imagem.png")
esquerda2 = Imagem.load("localização da imagem.png")
...
...
...
--Jogador
player = {}
player.x = (valor a atribuír)
player.y = (valor a atribuír)
player.img = (colocar a imagem do boneco parado)
--Tempo
Time = 0
--Functions de movimento
function moveresquerda()
Time = Time+1
if Time == 27 then -- Deve-se colococar sempre +2 valores que a realidade
Time == 0
end
if Time == 5 then
player.img = esquerda1
end
if Time == 10 then
player.img = esquerda2
end
if Time == 15 then
player.img = esquerda3
end
if Time == 20 then
player.img = esquerda4
end
if Time == 25 then
player.img = esquerda5
end
end
...
...
...
...
--Controlos
while true do
pad = Controls.read
if pad:left() then
player.x = player.x-2
moveresquerda()
end
if pad:right() then
player.x = player.x+2
moverdireita()
end
if pad:up() then
player.y = player.y-2
movercima()
end
if pad:down() then
player.y = player.y+2
moverbaixo()
end
--Terminar o código
screen:clear(preto)
screen:blit(player.x,player.y,player.img)
screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end
Cumprimentos
Última edição por mirone94 em Qui 18 Jun - 18:06:56, editado 1 vez(es)