O director financeiro da Sony, Nobuyuki Oneda, admitiu que o custo de
fabrico da PlayStation 3 é ainda 10% superior ao preço de venda da
consola
No mercado das consolas de jogos, é relativamente normal que os
fabricantes subsidiem inicialmente as máquinas, situação em que o preço
de venda é inferior ao preço de fabrico. No entanto, com o
desenvolvimento do negócio, o custo de fabrico tende a diminuir
significativamente graças ao aumento da produção e à diminuição natural
do custo da tecnologia, o que leva a que os fabricantes acabem por
ganhar algum dinheiro na venda das máquinas. Quando a PS3 foi lançada, a Sony perdia algumas centenas de dólares por
cada máquina vendida, um valor bem acima do que normalmente era
suportado pelos fabricantes de consolas. A situação torna-se mais grave ainda para a Sony porque, apesar de já
terem passado mais de dois anos desde o lançamento da consola, o preço
de fabrico continua a ser maior do que o preço de venda. A informação
foi confirmada pelo director financeiro da empresa, Nobuyuki Oneda, ao
site de informação [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Apesar de, no mercado das consolas de jogos, as principais receitas
provirem dos direitos relacionados com a venda de jogos, este défice
entre o custo de produção e de venda limita a capacidade de a Sony
baixar o preço da PS3 de modo a torná-la mais competitiva no mercado.
fabrico da PlayStation 3 é ainda 10% superior ao preço de venda da
consola
No mercado das consolas de jogos, é relativamente normal que os
fabricantes subsidiem inicialmente as máquinas, situação em que o preço
de venda é inferior ao preço de fabrico. No entanto, com o
desenvolvimento do negócio, o custo de fabrico tende a diminuir
significativamente graças ao aumento da produção e à diminuição natural
do custo da tecnologia, o que leva a que os fabricantes acabem por
ganhar algum dinheiro na venda das máquinas. Quando a PS3 foi lançada, a Sony perdia algumas centenas de dólares por
cada máquina vendida, um valor bem acima do que normalmente era
suportado pelos fabricantes de consolas. A situação torna-se mais grave ainda para a Sony porque, apesar de já
terem passado mais de dois anos desde o lançamento da consola, o preço
de fabrico continua a ser maior do que o preço de venda. A informação
foi confirmada pelo director financeiro da empresa, Nobuyuki Oneda, ao
site de informação [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Apesar de, no mercado das consolas de jogos, as principais receitas
provirem dos direitos relacionados com a venda de jogos, este défice
entre o custo de produção e de venda limita a capacidade de a Sony
baixar o preço da PS3 de modo a torná-la mais competitiva no mercado.