Mas quando dizem vergonha, se referem ao povo que o elegeu, pois acreditam que as pessoas são desinformadas ou recebem proprina do candidato eleito. Acreditem, as mesmas opniões existem aqui no Brasil tb. O momento de revolta sempre ocorre em momentos de crise ou eleição.
O que eu acredito é que como eleitor, devemos fazer a nossa parte e lembrar que democracia , todos tem direito de fazer aquilo que achar melhor.(não sei se a forma de governo ai é democrata) pois aqui no Brasil apesar de existir democracia, nos obrigam a votar (ou se não der pra fazer, justificar) , acho que só deveriam votar, aqueles que se sintam preparados para isso e não qualquer pessoa que votar apenas por obrigação. No meu caso (que estou aqui há 5 anos em Brasilia) apenas justifico pq não tenho candidato que me incentive a vota-lo, então, como eleitor, faço minha parte e com consciencia.
A questão da crise economia europeia, deve-se devido ao sustento de paises que tem economia reduzida ocorrendo então a ajuda nesse pais. Aqui no Brasil tem algo parecido, a arrecadacao de impostos, são todos centralizar e redistribuidos para aqueles estados mais necessitados. Devido a isso, se ocorrer uma má administração disso, pode ocorrer problemas desse tipo. Acho dificil que outro problema desse tipo ocorrá no Brasil pois aqui pagamos muitos impostos que dão força ao governo e economia, talvez seja a hora da união európeia, para que não quebre de vez, rever esse tributos e dar dever de ajuda da população (e claro, que não haja extravio do dinheiro, corrupção e etc, que seja de bom uso).