TESTEI E REALMENTE FUNCIONA!! (ja contem bios e plugins para facilitar a vida a voces
Guia oficial de configuração do PCSX2 -
Português
Neste guia vou tentar explicar como configurar devidamente o PCSX2 e
dar algumas dicas para correr jogos. Aqui estão os passos:
1) Descarrega o novo PCSX2, versão 0.9.6 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2) Abre o arquivo e extrai o conteúdo para uma pasta (p. ex. C:\PCSX2)
3) Corre o pcsx2.exe situado na pasta onde extraiste os ficheiros.
Para utilizadores de Linux
Obtém os binários a partir DAQUI ou descarrega a fonte através do GoogleCode.
Para compilar a partir do código-fonte, segue as instruções na secção
"checkout". Depois vai à pasta do PCSX2 na linha de comandos e escreve
"sh build.sh all", e todos os plugins, bem como o emulador, são
compilados para a pasta "bin".
Precisas de ter os seguintes módulos previamente instalados: gtk2,
opengl, libbz2, libjpeg, glew-dev, libxxf86vm-dev,
x11proto-xf86vidmodeautomake e autoconf (versão >= 1.9) Nvidia
Cg-Toolkit, libasound-dev, joystick.
Os plugins disponíveis para o Linux são: ZeroGS OpenGL, ZeroSPU2,
ZeroPad, PeopsSPU2, EFP Iso, EFP Polling e Linuz Iso
Índice
Configuração
da BIOS
Configuração
do CPU
Configuração
de "Gamefixes"
Configuração
de "Speed hacks"
Configurações
Avançadas
Configurações
Variadas
Configurar o PCSX2
A nova versão VTBL do PCSX2 veio substituir as 2 versões antigas, mas
nota que os save states criados na antiga versão VM não são compatíveis
com a actual.
Este é o GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica do
utilizador) principal do PCSX2. Daqui podes alterar as configurações ou
os plugins utilizados pelo PCSX2.
Vai a Configurações =>Configurar para começar a configurar o PCSX2.
Vais ver um ecrã como este (carrega para ampliar):
Primeiro deves usar as opções "Seleccionar Directório dos Plugins" e
"Seleccionar Directório da Bios" para mudar os directórios a partir dos
quais o PCSX2 carrega os plugins e Bios, respectivamente.
Por isso, se não estiveres a usar as directorias por defeito (/plugins e
/bios), deves usar estes botões para alterá-los.
Os botões "Configurar", "Testar" e "Acerca" que aparecem debaixo de cada
secção de plugin servem, respectivamente, para configurar o plugin
seleccionado, testar se o plugin seleccionado funciona (esta função está
algo obsoleta dado que a lista de plugins apenas mostra aqueles que
irão funcionar) e para ver informações adicionais do plugin
seleccionado.
Vamos agora configurar cada um dos plugins:
Gráficos:
Que versão dos pixel shaders e do
DirectX é que a tua placa gráfica suporta?
Vê este link
(obrigado, Nachbrenner)
Para já, podes usar o plugin ZeroGS v0.97.1, um plugin gráfico que
funciona em DirectX 9, que necessita de
uma placa gráfica que suporte pixel shaders 2 para funcionar.
O GSdx v0.1.14 é um plugin feito pelo Gabest, que funciona em DirectX 9
ou DirectX 10. Ultimamente este plugin tem vindo a ser bastante
melhorado, quer em termos de qualidade de imagem, quer a nível de
velocidade. No entanto, para além de também precisar de uma placa
gráfica que suporte pixel shaders 2, precisa de um processador que
suporte SSE2. Adicionalmente, para ser utilizado no modo DX10, precisa
de um computador com Windows Vista instalado e uma placa gráfica
compatível com DirectX 10.
Ambos os plugins estão incluídos na distribuição do PCSX2 0.9.6.
Selecciona GSdx v0.1.14 e carrega no botão "Configurar".
Selecciona o plugin ZeroGS v0.97.1 e carrega no botão "Configurar".
Opções avançadas do ZeroGS
Som:
SPU2-X
O melhor e mais recente plugin, pelo menos na altura em que este guia
foi escrito. Inicialmente baseado no plugin SPU2 do Gigaherz, foi
modificado por Jake Stine (Air) da equipa PCSX2.
Este é o único plugin SPU2 que suporta processamento de efeitos (como
reverberação) e Dobly, desde que a tua placa de som suporte esta função.
ZeroSPU2
Plugin SPU2 desenvolvido pelo zerofrog. O plugin tem algumas
características únicas:
PeopsSPU2
O PEOPS SPU2 é um plugin SPU2 robusto que tem vindo a ser bastante
melhorado nos últimos tempos. Alguns jogos funcionam melhor com este
plugin do que com o ZeroSPU2 e vice-versa, por isso escolhe o que te
soar melhor em cada jogo
O Pete poupou-me trabalho e incluiu uma descrição detalhada de cada
opção do seu plugin no ficheiro readme, por isso lê esse ficheiro para
configurares este plugin como deve ser
Primeiro Comando/Segundo Comando:
Aqui podes usar dois plugins, o SSSPSX Pad v1.7.0 (feito pela equipa do
PCSX2) e o PadwinKeyb v0.9.0
Selecciona SSSPSX Pad v1.7.0 e carrega no botão "Configurar".
Vais ver uma janela como esta (carrega para ampliar):
O campo do segundo comando está totalmente obsoleto, dado que agora
podes configurar ambos os plugins carregando em "configurar" com
qualquer dos plugins seleccionados no campo Primeiro Comando ou Segundo
Comando
Carrega em Configurar para começares a configurar o plugin SSSPSX Pad:
Selecciona Lilypad v0.9.9 e carrega no botão "Configurar".
Vais ver uma janela como esta (carrega para ampliares):
Cdvdrom:
Aqui podes escolher que plugin será responsável pela leitura dos teus
CDs/DVDs ou imagens. Por defeito, o PCSX2 inclui os plugins EFP Iso CDVD
v0.6.0,Linuzappz Iso CDVD v0.5.0,EFP Polling CDVD v0.4.0,CDVDnull
v0.6.0 e PEOPS CDVD v1.2.0.
Nota: Plugins mais antigos como o
CDVDbin ou o CDVDdraft NÃO funcionam com a versão v0.9 do PCSX2 dado
estarem desactualizados
Escolhe EFP Iso CDVD v0.6.0 e carrega em "Configurar"
Escolhe Linuz Iso CDVD v0.8.0 e carrega em "Configurar".
Escolhe EFP Polling CDVD v0.4.0 e carrega em "Configurar".
CDVDnull v0.6.0
Escolhe PEOPS CDVD v1.3.0 e carrega em "Configurar".
Escolhe Gigaherz's CDVD v0.7.0 e carrega em "Configurar".
Dev9:
Aqui estão os plugins que tratam do HDD (disco duro) e da emulação da
rede. Há dois plugins incluidos no pacote PCSX2, o Dev9null v0.3.0,
outro plugin Null que faz exactamente o mesmo que os outros (ou seja,
nada) e o Dev9 Giga-raziel que emula parcialmente a rede do PS2 (a
emulação de discos duros ainda está indisponível).
Também há um plugin Dev9 mais recente a ser desenvolvido pelo NHerve, o
plugin MegaDev9. Este plugin ainda está nos estádios iniciais de
desenvolvimento mas é muito promissor. Por agora, o plugin emula
parcialmente o disco duro da ps2. Podes obtê-lo aqui.
Usb:
Aqui estão os plugins que tratam da emulação USB(Universal Serial Bus). O
pacote PCSX2 inclui o plugin USB Null v0.4 (outro que nada faz) e o
plugin Qemu USB driver v0.1.0, feito pelo Gigaherz.
No USB Null carrega em "Configurar" para entrares num menu com uma opção
"Enable Logging", que activa/desactiva o registo. Esta opção é usada
apenas pelos desenvolvedores do código.
O plugin Qemu USB driver foi criado para funcionar com o modo online do
jogo Monster Hunter, por isso não vai funcionar com praticamente mais
nada. Dado que emula um pouco mais que o plugin null, pode ajudar um
pouco na compatibilidade de certos jogos se o usares.
Firewire:
Aqui estão os plugins que tratam da porta Firewire da PS2. Apenas o
plugin FWnull v0.4.0 é incluído com o pacote PCSX2. Não há mais nenhum
plugin Firewire disponível, nem mesmo em desenvolvimento.
O FWnull v0.4 é outro plugin Null. Carrega em "Configurar" para entrares
num menu com uma opção "Enable Logging", que activa/desactiva o
registo. Esta opção é usada apenas pelos desenvolvedores do código.
BIOS(Basic Input Output System)
Nesta caixa de selecção encontras as imagems da BIOS que tiveres posto
na pasta de bios que escolheste. Nota que o único método LEGAL de obter a
bios é extraindo-a da TUA PRÓPRIA PS2. NÃO
perguntes onde podes obter a bios nos fórums PCSX2, porque é contra as
regras. Tal deve-se ao facto da BIOS da PS2 ser copyright da Sony, o que
significa que a sua distribuição é ilegal, ou seja, poderiamos ter
problemas se se soubesse que estavamos a disponibilizar às pessoas
cópias ilegais da bios. Podes verificar se a tua imagem da BIOS é ou não
válida conferindo se aparece um caractere de percentagem (%) ao lado do
nome na caixa de selecção da bios, na janela principal de configuração.
Caso apareça, a tua imagem da BIOS NÃO é válida. Se a imagem nem sequer
aparecer na lista, apesar de estar colocada na pasta da bios, também
não é válida.
Atenção: É recomendado que
tenhas os ficheiros da BIOS mais recentes que o SCPH-10000.bin.
Provavelmente és capaz de correr a bios e jogos sem teres esses
ficheiros, mas há sempre a hipótese de que a sua falta afecte de algum
modo a compatibilidade. Os ficheiros em causa são o rom1.bin, rom2.bin,
erom.bin e um ficheiro SCPH-XXXXX.nvm, onde XXXXX é a versão da tua bios
(p. ex. SCPH-34004.nvm). Este último ficheiro também pode ser criado a
partir do PCSX2 depois de configurares a tua bios (indicares o fuso
horário, linguagem, etc) mas é melhor se extraires este ficheiro
directamente da tua ps2. Uma vez mais, NÃO
PERGUNTES onde podes obter estes ficheiros, visto que também
fazem parte da BIOS.
Aqui fica uma explicação, dada pelo auMatt, sobre o que estes ficheiros
fazem:
Está já disponível um novo extractor de Bios que consegue extrair, para
além da Bios, os ficheiros ROM1, ROM2, EROM e NVM. Podes obtê-lo AQUI
Nota: Para a melhor compatibilidade, recomendo que uses uma imagem da
BIOS que não seja a SCPH10000.BIN, que é a mais antiga. Isto porque com
esta BIOS existem problemas na emulação do cartão de memória e outras
incompatibilidades.
Como extrair a bios da tua PS2:
Visita o site PS2Dev e
lê o tópico sobre o assunto AQUI
Neste momento já deves ter configurado todos os plugins do PCSX2
Configurações da CPU
De seguida vamos configurar o CPU, cujas opções podem ser encontradas em
"Configurar =>Cpu". Vais ver uma janela como esta (varia dependendo
do teu CPU, carrega para ampliares):
Game fixes
Neste menu tens acesso a acertos especiais para alguns jogos em cuja
emulação é necessário efectuar algo diferente. Nota que a equipa PCSX2
não tem qualquer intenção de manter estes acertos para jogos
específicos. Estes apenas estão disponíveis temporariamente até que seja
corrijido o problema que impede a emulação normal dos jogos em questão.
Speed Hacks
A nova versão do PCSX2 traz alguns hacks que podes usar para aumentar a
velocidade de emulação. Toma em atenção que todos estes hacks reduzem a compatibilidade, causam problemas,
crashes e todo o tipo de comportamento inesperado, por isso
usa-os com cuidado. Nota também que estes hacks afectam apenas certos
jogos, por isso podes não retirar nenhum benefício em usá-los,
dependendo do jogo que estejas a correr.
INTC Sync hack: Este hack altera a forma como os jogos se comportam
quando se encontram em "idle", ou seja, quando não se encontram a
utilizar o processador. Em vez de deixar o jogo correr o ciclo que é
executado quando não há processamentos a efectuar, o emulador salta todo
esse ciclo, continuando a partir daí.
Pode levar a grandes aumentos de velocidade, mas só funciona com alguns
(poucos) jogos. No entanto é um hack muito seguro, não tendo
praticamente nenhum problema de compatibilidade
Enable IOP x2 Cycle rate: O mesmo que o hack para o Emotion Engine,
mas para o IOP. Aumenta um pouco a velocidade mas diminui a
compatibilidade.
WaitCycles Sync hack: Este hack diminui a sincronização
habitualmente apertada entre o EE e o IOP. Pode ajudar em termos de
velocidade, mas também pode levar a que alguns jogos não funcionem.
Escape hack: Não é um verdadeiro hack. Torna possível voltar à
janela principal enquanto corres um jogo em modo de ecrã inteiro quando
carregas na tecla ESC.
Configurações Avançadas
Esta secção tem uma ampla variedade de opções avançadas para utilizador
experientes que sabem o que estão a fazer. NÃO mudes nenhuma opção se não souberes o que estás a
fazer.
Para melhor compatibilidade, coloca o modo "EERec Clamp" em "Full" e o
modo "VURec Clamp" em "Extra+Preserve Sign".
Opções VUrec:
Round mode: O mesmo que no EERec
Clamp mode: Quanto mais à esquerda a opção, mais leita é. Por isso,
"None" é o modo mais rápido mas menos compatível e "Extra+Preserve Sign"
é o mais lento mais também mais compatível.
Se tiveres polígonos pontiagudos ou má geometria, tenta alterar esta
opção para "Extra+Preserve Sign".
Flush to Zero: Pode dar um pequeno aumento de velocidade mas diminui
a compatibilidade.
Denormals are Zero: Oferece um bom aumento de velocidade e não deve
causar qualquer problema.
Botão Defaults: Coloca todas as opções avançadas nos seus valores
por defeito, que é a configuração mais apropriada para a maioria dos
jogos (balançada entre velocidade e compatibilidade).
Opções variadas
Vou agora descrever o que fazem o resto das opções:
Cpu: Abre o painel de configuração do CPU, do qual já falamos
Patches: Abre o gestor de patches. O gestor lê todos os ficheiros
.pnach (os teus patches) no directório /patches do PCSX2. Aqui podes
criar, editar ou simplesmente ver os patches.
Idioma =>*Insere aqui a linguagem*: Muda a linguagem do PCSX2. A
linguagem que estiver seleccionada é a que está actualmente activa
Diversos =>
Explorador de patchs: Novo sistema de patches experimental, ainda
não está concluído por isso não o uses
Localizador de Patchs: Novo sistema de patches experimental, ainda
não está concluído por isso não o uses
Activar Consola: Esta opção activa/desactiva uma segunda janela que
aparece atrás do PCSX2 e é sobretudo usada para análise de erros. Nessa
janela aparecem várias mensagens que te podem ajudar a identificar um
problema, ou então a explicar o que está a ser feito enquanto jogas um
jogo. Recomendado apenas para utilizadores avançados. Nota que se
fechares a consola, o emulador também encerra.
Activar Patchs: Esta opção activa/desactiva os patches do jogo. Os
patches são sobretudo usados para saltar vídeos que não são ainda bem
emulados e podem dar erros. Patches mais avançados podem também melhorar
a compatibilidade, mas não podem ser criados por utilizadores normais.
Ajuda =>Sobre: A janela "sobre". Aqui podes ver quem criou os
emuladores, bem como alguns agradecimentos.
Ajuda =>Lista de compatibilidade: Abre a lista de compatibilidade
incluída, onde podes procurar e ver se um jogo é suportado, e até que
ponto.
Se ainda tiveres problemas em usar o emulador, por favor coloca a tua
questão nos fórums PCSX2 AQUI depois de
leres cuidadosamente as regras
Topo
E já está! Espero que este guia seja útil a todas as pessoas que se
iniciaram há pouco tempo no PCSX2 e também a alguns membros que queiram
mexericar nas opções para melhorarem a compatibilidade em jogos.
Obrigado ao Gigahertz por me
indicar como fazer o índice funcionar com o Firefox
Muito obrigado ao meu amigo Regulus pelo fundo, o script dos smilies e
pela sua ajuda
Obrigado ao Razor Blade por
arranjar as bordas das imagens
Obrigado ao crushtest por me
indicar alguns problemas com o Firefox e pelas suas sugestões
Obrigado ao Nachbrenner pelas
suas sugestões e adições
Obrigado ao Falcon4ever por me
chatear para validar o XHTML
Escrito por Bositman
Traduzido Por min
Guia oficial de configuração do PCSX2 -
Português
Neste guia vou tentar explicar como configurar devidamente o PCSX2 e
dar algumas dicas para correr jogos. Aqui estão os passos:
1) Descarrega o novo PCSX2, versão 0.9.6 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2) Abre o arquivo e extrai o conteúdo para uma pasta (p. ex. C:\PCSX2)
3) Corre o pcsx2.exe situado na pasta onde extraiste os ficheiros.
Para utilizadores de Linux
Obtém os binários a partir DAQUI ou descarrega a fonte através do GoogleCode.
Para compilar a partir do código-fonte, segue as instruções na secção
"checkout". Depois vai à pasta do PCSX2 na linha de comandos e escreve
"sh build.sh all", e todos os plugins, bem como o emulador, são
compilados para a pasta "bin".
Precisas de ter os seguintes módulos previamente instalados: gtk2,
opengl, libbz2, libjpeg, glew-dev, libxxf86vm-dev,
x11proto-xf86vidmodeautomake e autoconf (versão >= 1.9) Nvidia
Cg-Toolkit, libasound-dev, joystick.
Os plugins disponíveis para o Linux são: ZeroGS OpenGL, ZeroSPU2,
ZeroPad, PeopsSPU2, EFP Iso, EFP Polling e Linuz Iso
Índice
- Configuração de Plugins
- Configuração
do plugin gráfico - Configuração
do plugin de som - Configuração
do plugin do comando - Configuração
do plugin de CDVD - Configuração
do plugin Dev9 - Configuração
do plugin USB - Configuração
do plugin Firewire
da BIOS
do CPU
de "Gamefixes"
de "Speed hacks"
Avançadas
Variadas
Configurar o PCSX2
A nova versão VTBL do PCSX2 veio substituir as 2 versões antigas, mas
nota que os save states criados na antiga versão VM não são compatíveis
com a actual.
Este é o GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica do
utilizador) principal do PCSX2. Daqui podes alterar as configurações ou
os plugins utilizados pelo PCSX2.
Vai a Configurações =>Configurar para começar a configurar o PCSX2.
Vais ver um ecrã como este (carrega para ampliar):
Primeiro deves usar as opções "Seleccionar Directório dos Plugins" e
"Seleccionar Directório da Bios" para mudar os directórios a partir dos
quais o PCSX2 carrega os plugins e Bios, respectivamente.
Por isso, se não estiveres a usar as directorias por defeito (/plugins e
/bios), deves usar estes botões para alterá-los.
Os botões "Configurar", "Testar" e "Acerca" que aparecem debaixo de cada
secção de plugin servem, respectivamente, para configurar o plugin
seleccionado, testar se o plugin seleccionado funciona (esta função está
algo obsoleta dado que a lista de plugins apenas mostra aqueles que
irão funcionar) e para ver informações adicionais do plugin
seleccionado.
Vamos agora configurar cada um dos plugins:
Gráficos:
Que versão dos pixel shaders e do
DirectX é que a tua placa gráfica suporta?
Vê este link
(obrigado, Nachbrenner)
Para já, podes usar o plugin ZeroGS v0.97.1, um plugin gráfico que
funciona em DirectX 9, que necessita de
uma placa gráfica que suporte pixel shaders 2 para funcionar.
O GSdx v0.1.14 é um plugin feito pelo Gabest, que funciona em DirectX 9
ou DirectX 10. Ultimamente este plugin tem vindo a ser bastante
melhorado, quer em termos de qualidade de imagem, quer a nível de
velocidade. No entanto, para além de também precisar de uma placa
gráfica que suporte pixel shaders 2, precisa de um processador que
suporte SSE2. Adicionalmente, para ser utilizado no modo DX10, precisa
de um computador com Windows Vista instalado e uma placa gráfica
compatível com DirectX 10.
Ambos os plugins estão incluídos na distribuição do PCSX2 0.9.6.
Selecciona GSdx v0.1.14 e carrega no botão "Configurar".
- Em primeiro lugar, o GSdx traz 3 versões, que são a SSE2, SSSE3 e
SSE4. Utiliza as versões mais elevadas apenas
SE o teu processador suportá-las. Quanto maior a versão, melhor o
desempenho, mas mais recente tem que ser o processador para poderes
usá-la. Se a versão não for compatível com o processador, irá estar
sempre a crashar.
CPUs que suportam SSE2: Vê aqui
CPUs que suportam SSSE3: Vê aqui
CPUs qus suportam SSE4: Intel Core 2 Duo da série Penryn, ou seja, os
modelos E7xxx e E8xxx para dual-cores e o modelo Q9xxx para quad-cores - Para usares o modo DirectX 10, tens que utilizar o Windows Vista com uma placa gráfica compatível com DirectX10
(vê o link anterior) - Resolução: Neste menu podes escolher "Windowed" se quiseres que o
GSdx corra numa janela, ou escolher a resolução/taxa de refrescamento
que queres usar para o modo de ecrã inteiro. - Renderer: Aqui podes escolher qual o motor gráfico em uso.
Se escolheres "Direct3D9 (Hardware)", o GSdx vai usar as capacidades
Direct3D da tua placa gráfica, aumentando significativamente a
velocidade do emulador.
Se escolheres "Direct3D10 (Hardware)" (apenas
seleccionável no Windows Vista com uma placa gráfica compatível com
DX10), o GSdx vai usar o modo Direct3D10, que geralmente é mais
rápido e mais compatível. Altamente recomendado se for suportado pelo
teu sistema.
Se escolheres "Direct3D9 (software)", o GSdx vai usar o seu motor
gráfico incorporado, que funciona em modo de software. Este modo não usa
a placa gráfica, mas sim o processador. Por esse motivo, a velocidade
de emulação é muito reduzida mas a compatibilidade é a melhor.
Recomendado se encontrares problemas gráficos com o processamento em
Direct3D.
Se escolheres "Direct3D9 (null)","Null (software)" ou "Null (null)" o
plugin não vai processar nada, ou seja, não vai mostrar nada no ecrã.
Usa este modo apenas se, por exemplo, queres ouvir alguma música, dado
que neste modo obténs um aumento de velocidade dramático. - Shader: Aqui podes escolher entre 2 opções, e se a tua placa gráfica
não suportar algum dos modelos, eles
não aparecem na lista de escolha:
Pixel Shader 2.0: Usa os Pixel Shaders v2.0, melhorando os gráficos
Pixel Shader 3.0: Usa os Pixel Shaders v3.0, melhorando os gráficos.
Altamente recomendado para quem tenha placas gráficas que suportem pixel
shaders 3. Rápido e compatível
Nota: Quando estiveres a usar o
modo Direct3D10, esta opção vai estar indisponível, dado que neste modo o
GSdx está a utilizar os Pixel Shaders 4, que não podem ser alterados - Interlacing: Aqui podes escolher entre "None" e 6 outros modos, que
são utilizados para remover o "tremelicar" do ecrã.
Dentro dos parentesis podes ver que tipo de efeito e possivelmente que
desvantagem (p. ex. como a nota "metade dos FPS" no modo blend) é que
cada um destes modos tem.
Podes percorrer cada um dos modos enquanto corres um jogo carregando na
tecla F5. - Aspect Ratio (F6): Podes escolher "stretch" para esticar o ecrã para
te livrares das bordas pretas, 4:3 para um ecrã normal e 16:9 para um
ecrã comprido (widescreen).
Também podes percorrê-las enquanto corres um jogo carregando na tecla
F6. - D3D internal res: Aqui podes especificar a resolução exacta a que
queres que o teu jogo corra!
Deste modo, se o teu computador é suficientemente poderoso (sobretudo a
tua placa gráfica), podes jogar os teus jogos favoritos da ps2 em
resoluções mais elevadas, com os gráficos mais nítidos e detalhados.
Nota que quanto maior a resolução, mais recursos terá o plugin que usar,
diminuindo o desempenho do emulador. - Native: Se seleccionares esta opção, o plugin irá trabalhar na
resolução nativa da ps2 (ou seja, neste caso a opção D3D internal res
fica indisponível, pois já está escolhida a definição nativa) - SW rend. threads: Esta opção está apenas disponível quando se
escolhe um método de processamento por software. Aqui podes especificar
quantas threads o GSdx vai usar no seu processamento por software, de
forma a aproveitar todos os cores que o teu processador tem. P. ex.,
coloca "3" para processadores quad-core. Aumenta imenso a velocidade em
processadores multi-core para processamento por software com mais de 2
cores. - NLOOP 0 hack: Esta opção resolve probelmas com o jogo Final Fantasy
X. É um hack muito específico e deve APENAS
ser usado com o Final Fantasy X.
Também podes defini-lo no terceiro estado (seleccionado a cinzento), em
que será o plugin a decidir quando é que o hack é necessário ou não e
activá-lo/desactivá-lo consoante o necessário. - Enable tv-out: Selecciona esta opção para permitires a saída de TV.
Se a tua placa gráfica tiver um cabo de TV ligado, a janela do GSdx9 é
mostrada na TV. - Texture filtering: Quando seleccionado, tudo no ecrã (quer o 2D,
quer o 3D) é filtrado, suavizando a imagem e melhorando na generalidade o
visual. Quando acinzentando, o filtro só é aplicado ao 3D. Nota que
esta opção pode causar problemas gráficos e aumentar o uso da tua placa
gráfica. - Movie Capture: Esta é uma opção escondida ().
Se carregares em F12 enquanto corres o PCSX2 com o GSdx, aparece uma
caixa de diálogo. No primeiro campo tens que indicar a pasta onde o
vídeo capturado vai ser guardado, bem como o tipo de ficheiro. No
segundo campo podes escolher um codec de compressão como o DivX ou então
o modo "Uncompressed", que não comprime o vídeo. Se escolheres um codec
de compressão, podes alterar as suas definições carregando no botão
"Config". Nota que apenas estão disponíveis os codecs já instalados no
teu PC.
Carrega novamente em F12 em qualquer altura para parar de capturar o
vídeo. O vídeo produzido é automaticamente colocado à velocidade normal
da ps2, para que possas vê-lo como merece ser visto - Carrega em "Ok" para guardares as alterações ou em "Cancel" para
voltares para a janela principal de configuração
Selecciona o plugin ZeroGS v0.97.1 e carrega no botão "Configurar".
- O plugin ZeroGS é um plugin novo, em DirectX 9, desenvolvido pelo
ZeroFrog e é direccionado apenas a placas gráficas modernas que suportem
pixel shaders 2.0 ou superior. Como já fiz notar, se a placa gráfica
não suportar este modo, irá aparecer uma mensagem a dizer "Erro ao abrir
o plugin gráfico" e o PCSX2 encerra. Este plugin traz duas versões, uma
normal e uma SSE2. Usa a versão SSE2 sempre que possível, mas apenas SE o teu processador suportá-la
(Pentium 4/Core Duo ou Athlon64/FX, e mais recentes), dado que esta
versão é mais rápida - Interlance Enable: Quando esta opção está activa, alguns probelmas
de interlacing são resolvidos (nomeadamente, o "tremelicar" do ecrã),
apesar de alguns jogos tenham uma melhor imagem com esta opção
desactivada. Podes activá-la ou desactivá-la enquanto corres um jogo
usando a tecla "F5". - Bilinear Filtering: Quando esta opção está activa, o plugin filtra a
imagem, suavizando as pontas. Geralmente esta opção reduz
dramaticamente o FPS, a não ser que possuas uma placa gráfica muito
potente. Podes activar ou desactivar esta opção enquanto corres um jogo
carregando em "shift" e ao mesmo tempo em "F5". Há 2 tipos de filtro
bilinear: normal bf e forced bf. Por vezes os jogos dizem ao
plugin para processar texturas em modo de pontos, e não em modo linear.
No modo normal bf, o ZeroGS "ouve" os jogos. No modo forced bf, o
plugin processa todas as texturas com o filtro bilinear. O modo forced
bf pode, por isso, ter probelmas a processar as margens das texturas em
alguns jogos, por isso tem atenção. Ainda assim, para a maioria dos
casos o modo forced bf produz gráficos mais suaves. - Anti-aliasing: Aqui podes escolher o nível de anti-aliasing que
pretendes que o plugin use, para que as pontas pareçam mais suaves.
Podes percorrer os modos de anti-aliasing enquanto corres um jogo
utilizando a tecla "F6". Nota que modos mais altos podem reduzir a
velocidade do emulador.
None: Não usa anti-aliasing
2x: Usa anti-aliasing 2X
4x: Usa anti-aliasing 4X
8x: Usa anti-aliasing 8X
16x: Usa anti-aliasing 16X - Wireframe rendering: Quando seleccionado, o plugin apenas irá
mostrar as linhas dos gráficos (modo wireframe), por isso apenas vês as
linhas dos polígonos aqui e acolá
Podes activar ou desactivar este modo enquanto corres um jogo carregando
em "shift" e ao mesmo tempo em "F6". - Capture avi: Podes capturar um vídeo do teu jogo tal como no plugin
GSdx. Carrega em "F7" e aparece uma janela de selecção de codec. De
momento apenas podes usar XviD, dado que os restantes codecs crasham o
plugin. Depois de o seleccionares, podes configurar o codec carregando
no botão "configure". Carrega em "ok" e a gravação começa. Carrega
novamente em "F7" para terminares a gravação. O vídeo é guardado na
pasta raíz do PCSX2 com o nome "zerogs.avi". - Save snapshots as BMPs(default is JPG): Se esta opção estiver
activa, as capturas de ecrã que tirares com a tecla "F8" são guardadas
no formato BMP e não em JPG, que é o formato padrão. As capturas que
tirares com "F8" estão localizadas na pasta /snaps do teu directório do
pcsx2. - Fullscreen: Com esta opção activa o plugin usa o modo de ecrã
inteiro em vez de uma janela. Se estiver desactivado e estiveres a
correr um jogo, podes carregar em "alt" e ao mesmo tempo em "enter" para
entrares no modo de ecrã inteiro. - Widescreen: Alguns jogos suportam o modo de ecrã comprido
(widescreen). Se seleccionares esta opção, o plugin ZeroGS vai
automaticamente escalar a janela em formato 16:9. - Default Window Size: Podes determinar qual o tamanho da janela que o
ZeroGS tem quando o corres. As opções são várias resoluções para as
quais a tua janela é dimensionada. Escolhe a que mais gostares, pois
esta opção não afecta a velocidade do emulador. - Podes carregar na tecla "shift" e ao mesmo tempo em "F7" para
alternar entre a amostragem (ou não) de FPS na janela do emulador.
Opções avançadas do ZeroGS
- O ZeroGS tem algumas opções extra para alterar as suas
configurações. Por vezes os jogos usam o Sintetizador Gráfico de formas
inesperadas, e por isso é impossível ao plugin prever exactamente como
emular o vídeo. Algumas opções podem converter um jogo de um ecrã cheio
de lixo a correr a 2 FPS para o aspecto gráfico exacto do jogo, tal como
numa ps2, a 60 FPS. - Se uma combinação de opções específica funcionar bem com um jogo em
particular, podes guardar essa combinação no ficheiro "patch" do jogo
para que as opções entrem em vigor de cada vez que o jogo é carregado.
Isto é útil quando queres que as opções apenas sejam activadas num jogo
em concreto e não nos restantes. - Cada combinação de opções no ZeroGS tem um id único. Para
verificares qual o ID, vai até à caixa de diálogo de configuração do
ZeroGS, activa as opções que pretendes e então carreega no botão Compute OR of IDS. Anota o número que
surgiu e abre o ficheiro "pnach" respeitante ao jogo (geralmente é o
ficheiro ".pnach"). De seguida, adiciona a linha zerogs=xxx, (onde diz xxx deves
colocar o número que anotaste).
Som:
SPU2-X
O melhor e mais recente plugin, pelo menos na altura em que este guia
foi escrito. Inicialmente baseado no plugin SPU2 do Gigaherz, foi
modificado por Jake Stine (Air) da equipa PCSX2.
Este é o único plugin SPU2 que suporta processamento de efeitos (como
reverberação) e Dobly, desde que a tua placa de som suporte esta função.
- Interpolation: Aqui podes escolher uma de três opções:
1)Nearest: Nenhuma interpolação é feita neste modo, sendo por isso o
modo mais rápido
2)Linear: Esta é a opção recomendada, faz uma interpolação linear no som
3)Cubic: Outro tipo de interpolação, não funciona bem neste momento, por
isso não deve ser usada - Disable effects processing: Se escolheres esta opção não serão
processados certos efeitos sonoros como a reverberação, o que diminui a
qualidade sonora mas aumenta a velocidade. - Module: Aqui podes escolher uma de quatro opções, que são diferentes
métodos de saída do som:
1)No sound: Não produz som (silencioso) resultando na melhor velocidade
2)X Audio 2: Este é o método recomendado, no entanto funciona melhor no
Vista, por isso os utilizadores do XP podem tentar a próxima opção se
esta não funcionar bem
3)DirectSound: Possivelmente um pouco pior que o X Audio 2, utiliza este
modo se no teu caso funcionar melhor
4)Wave out: Modo não recomendado, os dois anteriores modos devem ser
sempre melhores - Latency: Quanto mais pequeno o valor, menor o atraso no som. Nota que uma latência demasiado baixa
VAI causar distorções no som, por isso muda os valores até encontrares o
valor mais baixo que funcione no teu jogo sem causar distorções. - Disable Time-Stretching: Se escolhido, desactiva a opção "Esticar
tempo" que mantém o audio e o vídeo sincronizados, mas também pode
ajudar a eliminar distorções sonoras e outros problemas. Para além
disso, é ligeiramente mais rápido se desactivado - Disable audio expansion: A caixa de diálogo da configuração diz para
que é que esta opção serve. - Use a Winamp DSP plugin: Se não sabes o que isto é, não mexas
ZeroSPU2
Plugin SPU2 desenvolvido pelo zerofrog. O plugin tem algumas
características únicas:
- O ZeroSPU2 vai sincronizar-se sempre com o jogo, por isso o som
nunca acelera ou abranda em relação à velocidade do jogo. Não temporizar
o som com exactidão faz com que certos jogos bloqueiem. - O ZeroSPU2 tem um modo de "escala temporal", que abranda a saída do
som quando o jogo também está lento. Sem esta capacidade, o som vai
estar constantemente a ser cortado por não haver pacotes suficientes.
Outros plugins SPU2 limitam-se a pedir mais pacotes ao jogo, o que pode
fazer com que o jogo bloqueie. Para activares esta opção, vai para a
caixa de diálogo de configuração do ZeroSPU2 e selecciona esta opção.
Este modo funciona melhor no Windows, mas também está implementado em
Linux. - Audio/video recording - Quando o plugin vídeo ZeroGS está a ser
usado com o plugin ZeroSPU2, é possível gravar vídeos com som. Abre a
caixa de diálogo de configuração e selecciona a opção "Recording". - Mute: Desliga o som, resultando num pouco mais de velocidade
PeopsSPU2
O PEOPS SPU2 é um plugin SPU2 robusto que tem vindo a ser bastante
melhorado nos últimos tempos. Alguns jogos funcionam melhor com este
plugin do que com o ZeroSPU2 e vice-versa, por isso escolhe o que te
soar melhor em cada jogo
O Pete poupou-me trabalho e incluiu uma descrição detalhada de cada
opção do seu plugin no ficheiro readme, por isso lê esse ficheiro para
configurares este plugin como deve ser
Primeiro Comando/Segundo Comando:
Aqui podes usar dois plugins, o SSSPSX Pad v1.7.0 (feito pela equipa do
PCSX2) e o PadwinKeyb v0.9.0
Selecciona SSSPSX Pad v1.7.0 e carrega no botão "Configurar".
Vais ver uma janela como esta (carrega para ampliar):
O campo do segundo comando está totalmente obsoleto, dado que agora
podes configurar ambos os plugins carregando em "configurar" com
qualquer dos plugins seleccionados no campo Primeiro Comando ou Segundo
Comando
Carrega em Configurar para começares a configurar o plugin SSSPSX Pad:
- Aqui basta carregares no nome da cada botão e pressionar a tecla que
queres associar ao botão. Se quiseres limpar uma associação, podes
carregar no botão e esperar que o "Timeout: " chegue a 0. Nesse caso, o
botão fica novamente sem nenhuma tecla associada. - Carrega nas tabs PAD1/PAD2 no canto superior esquerdo para
alternares entre a configuração do primeiro ou segundo comando (não
precisas de fazê-lo da janela principal de configuração) - O plugin SSSPSX Pad suporta controlo analógico. Podes associar os
eixos analógicos nos botões "LX,LY,RX,RY". LX é para o Eixo-X analógico
esquerdo,LY é para o Eixo-Y analógico esquerdo, RX é para o Eixo-X
analógico direito e RY é para o Eixo-Y analógico direito - Os botões R3 e L3 são os botões no comando analógico do comando ps2,
sendo o R para a direita e o L para a esquerda.
Selecciona Lilypad v0.9.9 e carrega no botão "Configurar".
Vais ver uma janela como esta (carrega para ampliares):
- O Lilypad é um plugin de controlo bastante avançado, com suporte a
comandos, ratos, teclados e comandos da Xbox 360. Também inclui uns
hacks muito úteis para a PCSX2, como o hack ESC ou a opção "Disable
Screensaver" (desactivar protecção de ecrã). - Para uma descrição detalhada sobre o que faz cada opção e de como
configurar devidamente este plugin, visita o tópico oficial do plugin AQUI.
Também podes obter a versão mais recente a partir daí ou através da
secção de downloads de plugins do site
Cdvdrom:
Aqui podes escolher que plugin será responsável pela leitura dos teus
CDs/DVDs ou imagens. Por defeito, o PCSX2 inclui os plugins EFP Iso CDVD
v0.6.0,Linuzappz Iso CDVD v0.5.0,EFP Polling CDVD v0.4.0,CDVDnull
v0.6.0 e PEOPS CDVD v1.2.0.
Nota: Plugins mais antigos como o
CDVDbin ou o CDVDdraft NÃO funcionam com a versão v0.9 do PCSX2 dado
estarem desactualizados
Escolhe EFP Iso CDVD v0.6.0 e carrega em "Configurar"
- Aqui podes carregar no botão "Browse" para pré-seleccionares uma
imagem que o emulador corre automaticamente. Se colocares alguma imagem,
podes corrê-la usando a opção "Correr=>Executar" ou a opção
"Ficheiro=>Executar CD", com a diferença que com o
"Correr=>Executar" vais ver o BIOS no início e só então correr o jogo
(tal como na PS2) e com o "Ficheiro=>Executar CD" o emulador passa o
bios à frente e corre o jogo de imediato. - Show configure screen when starting emulation: Quando seleccionado, o
ecrã de configuração do plugin aparece sempre que escolheres a opção
"Ficheiro=>Executar CD" ou "Correr=>Executar", de forma a que
possas escolher a imagem que pretendes correr. Se nada estiver
seleccionado, o plugin corre a imagem que estiver pré-seleccionada. - Show configure screen when restarting emulation: O mesmo da opção
acima, mas quando reinicias a emulação. - Get from Disc: Esta opção abre uma nova janela onde podes criar uma
imagem ISO a partir do teu disco PS2.
Source CD/DVD Device: Indica aqui a letra da unidade onde se encontra o
disco do PS2 a partir do qual queres criar a imagem ISO.
Iso file: Indica a localização e o nome do ficheiro ISO de destino (ou
carrega em "browse" escolhe uma localização)
New file compression: Podes escolher um método de comressão para a tua
nova imagem ISO. Se escolheres "no compression", a imagem não é
comprimida. Compressões com a anotação "for speed" são mais rápidas mas
levam a imagens maiores e compressões com a anotação "for size" são mais
lentas mas criam ficheiros de imagem mais pequenos.
Multiple files(all under 2GB): Selecciona esta opção se quiseres que o
ficheiro de imagem seja dividido em múltiplos ficheiros que terão menos
de 2GB cada um. Muito útil se não tiveres uma partição no sistema de
ficheiros NTFS que suporte ficheiros grandes ou quando queres dividir
uma imagem por questões de armazenamento.
Finalmente, carrega em "make file" para criares a imagem no local e com o
nome que escolheste - Convert: Esta opção permite-te comprimir e descomprimir imagens.
Na nova caixa de diálogo, escolhe a imagem que queres modificar.
De seguida, escolhe o tipo de compressão (ou "uncompressed" para
descomprimir) que pretendes e carrega em "Change file". A opção
"Multiple files" faz o mesmo que a opção descrita mais acima.
Escolhe Linuz Iso CDVD v0.8.0 e carrega em "Configurar".
- Este plugin tem a capacidade de comprimir as imagens para poupar
espaço em disco para além de corres as imagens no emulador. - Carrega em "Select Iso" para escolheres a imagem que queres
correr/comprimir. Assim que tiveres escolhido uma imagem, podes fechar a
janela de configuração para corrê-la tal como no plugin CDVDbin ou
carregar em "Compress Iso" para comprimir a imagem. Se tiveres escolhido
uma imagem já comprimida também podes escolher "Decompress Iso" para
descomprimi-la. - Em "Compression Method" podes escolher ".Z - compress faster", que
comprime mais depressa mas leva a um ficheiro maior, ou ".BZ - compress
better", que comprime devagar mas resulta num ficheiro mais pequeno. - Em "Options" podes escolher "Enable Block Dump=>'block.dump'".
Quando escolhida, esta opção cria um ficheiro "block.dump" na pasta raíz
do PCSX2 (onde está o executável pcsx2.exe) relativo ao jogo que
correste. Este ficheiro é como um iso pequeno, que é sobretudo utilizado
para resolver erros. O ficheiro armazena os sectores que foram lidos
durante a execução do jogo que estiveste a correr, para que seja
possível correr o jogo através desse ficheiro (usando a opção "select
iso" do plugin Linuzappz Iso CDVD) sem qualquer imagem, CD ou DVD. Nota
que se o jogo tentar ler um sector que não esteja incluído no ficheiro,
vai obviamente deixar de responder. - Carrega em "Ok" para guardar as alterações
Escolhe EFP Polling CDVD v0.4.0 e carrega em "Configurar".
- Este plugin é bastante simples de configurar. Basta colocares a
letra da unidade onde está o jogo da ps2 e está feito. Nota: este plugin
NÃO suporta jogos da ps2 em CD, só
podes correr jogos DVD neste plugin
CDVDnull v0.6.0
- Este é um plugin Null, tal como o plugin de som SPU2null, o que
significa que não faz nada. Deves usar este plugin se quiseres correr
demos (usando "Ficheiro=>Abrir ficheiro ELF") ou se quiseres correr
apenas a bios (através de "Correr=>Executar"). Por razões óbvias,
este plugin não tem configurações disponíveis
Escolhe PEOPS CDVD v1.3.0 e carrega em "Configurar".
- Eu estava para não colocar aqui a configuração deste plugin, dado
que o Pete tem tudo documentado,
mas parece que já ninguém lê a documentação... - Interface: Aqui podes escolher entre "Win9x/ME - ASPI scsi commands"
ou "W2K/XP IOCTL scsi commands". Conforme indicado, a primeira opção é
para o Windows 9x ou Millenium e a segunda é para o Windows 2000 ou o
XP. Se a opção indicada para o teu sistema operativo não funcionar (p.
ex. o emulador encrava mal escolhes "correr cd" ou aparece uma mensagem a
dizer "erro ao abrir o plugin cdvd") usa a outra opção. Se nenhuma
delas funcionar, tenta instalar uma camada ASPI, tal como a do adaptec.
Sim, é assim tão simples! - Drive: Escolhe a letra da unidade onde o jogo ps2 está. O plugin
auto-detecta as unidades de cd/dvd-rom. - Caching mode: Aqui podes escolher como é que o plugin armazena
temporariamente as leituras que faz. Cada opção tem uma descrição
bastante simples e completa ao seu lado, por isso não deves ter
probelmas a escolheres o que queres. Para assegurar a melhor
compatibilidade, recomendo que uses a opção "Read Ahead-fast,reads more
sectors at once". - Try to limit speed: Quando seleccionado, o plugin tenta limitar a
velocidade do leitor ao valor que especificares na caixa do lado direito
desta opção. É de salientar, no entanto, que esta opção não é suportada
por todos os leitores. Não deves activá-la a não ser que tenhas algum
problema estranho com a velocidade de leitura. - Don't wait until drive is ready: Não espera até que o leitor esteja
pronto, se tiveres algum problema a usar este plugin activa esta opção a
ver se ajuda - Check tray state: É preferível não activares...
- Try again on reading error.Retry count(1-10): Quando activa, esta
opção força o plugin a tentar ler novamente os sectores que tenham dado
erro. Deixar esta opção activada não causa problemas, por isso para
jogares pelo seguro deixa esta opção activada com um valor normal como 5
(como está por defeito) - Show message box on reading error: Quando seleccionado, sempre que
há um um erro de leitura aparece uma caixa a avisar. Podes seleccionar
esta opção para ter a certeza que não houve erros ou, no caso de haver,
para aumentares o valor de tentativas de leitura a ver se se consegue
ler o sector que dá erro.
Escolhe Gigaherz's CDVD v0.7.0 e carrega em "Configurar".
- Configurar este plugin é bastante simples, basta seleccionares a
letra da unidade a partir da qual o plugin deve ler o disco. De seguida,
o plugin corre o teu jogo PS2 directamente do CD/DVD que tiveres
inserido no leitor - Este é o único plugin que, pelo menos parcialmente, suporta mudança
de disco. Se tiveres problemas em jogos que tenham mais que um disco,
tenta usar este plugin!
Dev9:
Aqui estão os plugins que tratam do HDD (disco duro) e da emulação da
rede. Há dois plugins incluidos no pacote PCSX2, o Dev9null v0.3.0,
outro plugin Null que faz exactamente o mesmo que os outros (ou seja,
nada) e o Dev9 Giga-raziel que emula parcialmente a rede do PS2 (a
emulação de discos duros ainda está indisponível).
Também há um plugin Dev9 mais recente a ser desenvolvido pelo NHerve, o
plugin MegaDev9. Este plugin ainda está nos estádios iniciais de
desenvolvimento mas é muito promissor. Por agora, o plugin emula
parcialmente o disco duro da ps2. Podes obtê-lo aqui.
Usb:
Aqui estão os plugins que tratam da emulação USB(Universal Serial Bus). O
pacote PCSX2 inclui o plugin USB Null v0.4 (outro que nada faz) e o
plugin Qemu USB driver v0.1.0, feito pelo Gigaherz.
No USB Null carrega em "Configurar" para entrares num menu com uma opção
"Enable Logging", que activa/desactiva o registo. Esta opção é usada
apenas pelos desenvolvedores do código.
O plugin Qemu USB driver foi criado para funcionar com o modo online do
jogo Monster Hunter, por isso não vai funcionar com praticamente mais
nada. Dado que emula um pouco mais que o plugin null, pode ajudar um
pouco na compatibilidade de certos jogos se o usares.
Firewire:
Aqui estão os plugins que tratam da porta Firewire da PS2. Apenas o
plugin FWnull v0.4.0 é incluído com o pacote PCSX2. Não há mais nenhum
plugin Firewire disponível, nem mesmo em desenvolvimento.
O FWnull v0.4 é outro plugin Null. Carrega em "Configurar" para entrares
num menu com uma opção "Enable Logging", que activa/desactiva o
registo. Esta opção é usada apenas pelos desenvolvedores do código.
BIOS(Basic Input Output System)
Nesta caixa de selecção encontras as imagems da BIOS que tiveres posto
na pasta de bios que escolheste. Nota que o único método LEGAL de obter a
bios é extraindo-a da TUA PRÓPRIA PS2. NÃO
perguntes onde podes obter a bios nos fórums PCSX2, porque é contra as
regras. Tal deve-se ao facto da BIOS da PS2 ser copyright da Sony, o que
significa que a sua distribuição é ilegal, ou seja, poderiamos ter
problemas se se soubesse que estavamos a disponibilizar às pessoas
cópias ilegais da bios. Podes verificar se a tua imagem da BIOS é ou não
válida conferindo se aparece um caractere de percentagem (%) ao lado do
nome na caixa de selecção da bios, na janela principal de configuração.
Caso apareça, a tua imagem da BIOS NÃO é válida. Se a imagem nem sequer
aparecer na lista, apesar de estar colocada na pasta da bios, também
não é válida.
Atenção: É recomendado que
tenhas os ficheiros da BIOS mais recentes que o SCPH-10000.bin.
Provavelmente és capaz de correr a bios e jogos sem teres esses
ficheiros, mas há sempre a hipótese de que a sua falta afecte de algum
modo a compatibilidade. Os ficheiros em causa são o rom1.bin, rom2.bin,
erom.bin e um ficheiro SCPH-XXXXX.nvm, onde XXXXX é a versão da tua bios
(p. ex. SCPH-34004.nvm). Este último ficheiro também pode ser criado a
partir do PCSX2 depois de configurares a tua bios (indicares o fuso
horário, linguagem, etc) mas é melhor se extraires este ficheiro
directamente da tua ps2. Uma vez mais, NÃO
PERGUNTES onde podes obter estes ficheiros, visto que também
fazem parte da BIOS.
Aqui fica uma explicação, dada pelo auMatt, sobre o que estes ficheiros
fazem:
auMatt Wrote:Basicamente, o primeiro modelo
japonês da ps2 tinha uma única bios. O leitor de dvd e afins eram
instalados no cartão de memória.
As ps2 seguintes já tinham o software do leitor de dvd instalado num ROM
separado (EROM) que estava encriptado.
O ROM1 é uma parte adicional da BIOS que contém coisas extra tal como
id's para a versão do leitor de DVD, etc.
O ROM2 é sensivelmente o mesmo, mas acho que só existe nas PS2 chinesas.
Espero que isto ajude.
Está já disponível um novo extractor de Bios que consegue extrair, para
além da Bios, os ficheiros ROM1, ROM2, EROM e NVM. Podes obtê-lo AQUI
Nota: Para a melhor compatibilidade, recomendo que uses uma imagem da
BIOS que não seja a SCPH10000.BIN, que é a mais antiga. Isto porque com
esta BIOS existem problemas na emulação do cartão de memória e outras
incompatibilidades.
Como extrair a bios da tua PS2:
Visita o site PS2Dev e
lê o tópico sobre o assunto AQUI
Neste momento já deves ter configurado todos os plugins do PCSX2
Configurações da CPU
De seguida vamos configurar o CPU, cujas opções podem ser encontradas em
"Configurar =>Cpu". Vais ver uma janela como esta (varia dependendo
do teu CPU, carrega para ampliares):
- Primeiro vê a informação sobre o teu processador que é
automaticamente detectada pelo PCSX2:
Fabricante do CPU: Mostra o fabricante do teu CPU(AMD ou Intel)
Família: A família a que o teu processador pertence
Velocidade do CPU: A velocidade real do teu processador
Capacidades: Mostra as capacidades do teu processador. As capacidades
são muito importantes pois são usadas pelo PCSX2 para obter melhoria de
desempenho. Se não tiveres algumas, não podes escolher certas opções
A seguir há muitas caixas que podes (ou não) seleccionar. - "EErec - Recompilador EE/IOP": Quando esta opção está seleccionada, o
recompilador da Emotion Engine da ps2 é activado, aumentando
colossalmente a velocidade. É extremamente compatível, por isso deves
usá-lo sempre, no entanto este modo NÃO
funciona em processadores que não tenham MMX ou SSE. Desmarca
esta opção para usares o modo "Interpretar", que é muito, muito lento,
mas em alguns casos mais compatível. - "VU0rec": Selecciona esta opção para activares o recompilador para a
unidade VU0. Com esta opção activada obténs maior velocidade de
emulação, mas há o risco de alguma perda de compatibilidade, por isso
activa ou desactiva a opção consoante o jogo que estejas a correr. Nota que este modo não funciona bem em
processadores que não suportem SSE2 - "VU1rec": Selecciona esta opção para activares o recompilador para a
unidade VU1. Com este modo obténs um aumento significativo no
desempenho, mas também pode reduzir a compatibilidade em alguns jogos
(apesar de geralmente funcionar bem). Nota
que este modo não funciona bem em processadores que não suportem SSE2 - "Multi-threaded GS mode(MTGS)": Esta opção aumenta bastante o
desempenho em CPUs dual core ou com hyper-threading. No entanto, este
modo pode reduzir a compatibilidade e tens que reiniciar o PCSX2 depois de o activares. Usa-o apenas com processadores dual core ou
hyper-threading. - "Modo Dual Core (DC)": Mais uma opção que aumenta a velocidade apenas em CPUs dual core e apenas se o
modo MTGS estiver activo. Este modo é experimental, por isso também
pode reduzir a compatibilidade. - "Limitador de Frame (FL)": Existem novas opções quanto ao limite e
salto de frames - "Normal": Os frames não são limitados, tal como indica na descrição.
A emulação decorre à máxima velocidade, sendo apenas limitada pela
capacidade do teu processador (limitador de frames desactivado) - "Limitar": O bom e velho limitador de frames. Com esta opção
seleccionada, a velocidade do jogo é limitada para 50 FPS em jogos PAL e
60 FPS em jogos NTSC. Nota que por vezes a região de um jogo pode ser
mal detectada pelo emulador, o que faz com que esta opção não funcione
correctamente. - "Saltar Frames": Vê a descrição incluída
- "Saltar VU": Vê a descrição incluída, pode causar problemas
- Detailed Settings: Nesta secção, utilizadores mais avançados podem
alterar o modo como funciona o salto de frames. A descrição de cada
opção está incluída no GUI. Se não entenderes as opções, coloca-as todas
com o valor "0".
Game fixes
Neste menu tens acesso a acertos especiais para alguns jogos em cuja
emulação é necessário efectuar algo diferente. Nota que a equipa PCSX2
não tem qualquer intenção de manter estes acertos para jogos
específicos. Estes apenas estão disponíveis temporariamente até que seja
corrijido o problema que impede a emulação normal dos jogos em questão.
- FPU Compare hack: Este acerto é necessário devido ao alcance
limitado de números de ponto flutuante definidos pelo standard IEEE,
cujas normas não são seguidas pelo PS2. Activa este acerto apenas para o jogo 'Digimon Rumble
Arena 2'. - VU Add/Sub hack: Este acerto também é necessário porque a PS2 não
segue o referido standard IEEE.
Activa-o apenas para os jogos
'Star Ocean 3','Valkyrie Profile 2' e 'Radiata Stories'.
Speed Hacks
A nova versão do PCSX2 traz alguns hacks que podes usar para aumentar a
velocidade de emulação. Toma em atenção que todos estes hacks reduzem a compatibilidade, causam problemas,
crashes e todo o tipo de comportamento inesperado, por isso
usa-os com cuidado. Nota também que estes hacks afectam apenas certos
jogos, por isso podes não retirar nenhum benefício em usá-los,
dependendo do jogo que estejas a correr.
- Emotion Engine Sync Hacks: Estes hacks aumentam o tempo que uma
operação emulada leva, por forma a que essa operação seja mais leve e
simples de efectuar no teu CPU. Qualquer valor para além daquele por
defeito pode causar problemas, impedindo que os jogos corram,
tornando-os aparentemente mais lentos ou fazendo com que saltem frames. - Default Cycle Rate: Esta é a opção por defeito. Selecciona este modo
se não quiseres usar este hack. - Use x1.5 Cycle rate: Aumento moderado de velocidade, pequena perda
de compatibilidade. - Use x2 Cycle rate: Aumento elevado de velocidade, perda moderada de
compatibilidade. Também pode causar quebras no som de certos vídeos. - Use x3 Cycle rate: Aumento muito elevado de velocidade, perda
elevada de compatibilidade. Neste modo a maioria dos jogos não vai
funcionar, vai causar quebras no som dos vídeos e leva até que o
contador de FPS apresente valores errados.
quando se encontram em "idle", ou seja, quando não se encontram a
utilizar o processador. Em vez de deixar o jogo correr o ciclo que é
executado quando não há processamentos a efectuar, o emulador salta todo
esse ciclo, continuando a partir daí.
Pode levar a grandes aumentos de velocidade, mas só funciona com alguns
(poucos) jogos. No entanto é um hack muito seguro, não tendo
praticamente nenhum problema de compatibilidade
mas para o IOP. Aumenta um pouco a velocidade mas diminui a
compatibilidade.
habitualmente apertada entre o EE e o IOP. Pode ajudar em termos de
velocidade, mas também pode levar a que alguns jogos não funcionem.
janela principal enquanto corres um jogo em modo de ecrã inteiro quando
carregas na tecla ESC.
Configurações Avançadas
Esta secção tem uma ampla variedade de opções avançadas para utilizador
experientes que sabem o que estão a fazer. NÃO mudes nenhuma opção se não souberes o que estás a
fazer.
Para melhor compatibilidade, coloca o modo "EERec Clamp" em "Full" e o
modo "VURec Clamp" em "Extra+Preserve Sign".
- Opções EErec:
- Round mode: Altera o modo como o arredondamento dos pontos
flutuantes é calculado. Se o teu jogo encrava em algum lado, tenta
alterar este valor. - Clamp mode: Quanto mais à esquerda a opção, mais leita é. Por isso,
"None" é o modo mais rápido mas menos compatível e "Full" é o mais lento
mais também mais compatível.
Se tiveres polígonos pontiagudos ou má geometria, tenta alterar esta
opção para "extra" ou "full". Nota: o modo "Full" apenas trabalha
devidamente quando a opção "VUrecs
clamp está no modo "Extra+Preserve Sign". - Flush to Zero: Pode dar um pequeno aumento de velocidade mas diminui
a compatibilidade. - Denormals are Zero: Oferece um bom aumento de velocidade e não deve
causar qualquer problema.
"None" é o modo mais rápido mas menos compatível e "Extra+Preserve Sign"
é o mais lento mais também mais compatível.
Se tiveres polígonos pontiagudos ou má geometria, tenta alterar esta
opção para "Extra+Preserve Sign".
a compatibilidade.
causar qualquer problema.
por defeito, que é a configuração mais apropriada para a maioria dos
jogos (balançada entre velocidade e compatibilidade).
Opções variadas
Vou agora descrever o que fazem o resto das opções:
- Ficheiro=>Executar CD/DVD: Se carregares aqui o emulador vai
correr a imagem que tiveres escolhido no plugin CDVD ou pedir-te que
escolhas uma imagem se não tiveres já colocado uma na configuração do
plugin CDVD. Se estiveres a usar o plugin PEOPS CDVD ou o EFP Polling,
esta opção vai correr automaticamente o CD/DVD da unidade seleccionada.
Nota que esta opção passa à frente a
introdução da BIOS e corre o jogo de imediato. - Ficheiro => Abrir ficheiro ELF: Podes usar esta opção para correr
demos que estão quase sempre no formato .elf.
Para além disso, se te estiver a
aparecer uma mensagem do tipo "Não é um jogo da PS2" quando tentas
correr um jogo, podes usar esta opção para contornar este
problema. Carrega nesta opção e pesquisa no CD/DVD do teu jogo até
encontrares (geralmente no directório raíz do CD/DVD) um ficheiro com o
nome do tipo SLUS_XXX.XX ou SLES_XXX.XX, onde XXX.XX corresponde a um
número que varia de jogo para jogo. Quando encontrares o ficheiro,
selecciona-o e. A maioria das vezes este método contorna o problema - Ficheiro =>Estados =>Carregar/Guardar/Outro: Aqui podes
carregar/guardar estados depois de teres carregado em ESC para
regressares à janela principal do PCSX2 enquanto corres um jogo. Se
escolheres "Outro", podes indicar um nome de ficheiro específico,
diferente daquele que o PCSX2 usa por defeito. NÃO é recomendado que carregues estados desta forma. Em
vez disso, podes (e deves) gravar/carregar estados carregando em F1 para
gravar, F3 para carregar ou F2 para mudar a posição enquanto estás a
correr o jogo. - Ficheiro =>Sair: Sai do emulador
- Correr =>Executar: Com este comando podes correr apenas a BIOS que escolheste na
configuração. Se tiveres seleccionado um plugin CDVD que não o CDVDnull,
ou te aparece uma janela para escolheres um ficheiro de imagem a
carregar (basta carregares em "Cancelar" para correres a bios), ou
aparece uma mensagem de erro com o texto "Erro ao abrir o plugin CDVD"
se estiveres a usar o plugin PEOPS CDVD ou o EFP Polling. Nesse caso,
tens que alterar o plugin para correres a bios.
Este comando pode também ser usado para continuar a emulação se a
tiveres interrompido por teres carregado em ESC. - Correr =>Reset: Reinicia a emulação
- Correr =>Prioridade do Processo: Neste menu podes escolher entre
Normal, Elevado ou Baixo, dependendo da prioridade que queres que o
PCSX2 tenha na fila de espera do teu processador. Quanto maior a
prioridade, mais tempo o processador dedica ao emulador, deixando o
resto dos programas que tiveres a correr mais tempo na fila de espera.
Por esse motivo, colocar em Elevado pode causar problemas, sendo
recomendado que deixes ficar em Normal. A opção já seleccionada é a
opção que estiver activa na altura. - Configuração =>
- Configurar: Abre a janela de configuração de plugins
- Gráficos/Controlos/Som/Cdvdrom/Dev9/USB/Firewire: Abre a janela de
configuração para o plugin seleccionado (respectivamente,
(gráficos/comando/som/cdvdrom/dev9/usb/firewire) - Cartões de memória: Abre o gestor de cartões de memória.
- Se marcares ou desmarcares a caixa acima de um cartão de memória
podes activar ou desactivar o cartão associado. - Enable NTFS compression: Se activares ou desactivares esta opção
podes permitir (ou não permitir) que o Windows comprima a pasta dos teus
cartões de memória. Activar esta opção indica ao Windows para comprimir
automaticamente a tua pasta dos cartões de memória para poupar espaço
em disco. Se estiveres a usar uma antiga versão do Windows, Linux, ou se
o disco duro que estiveres a utilizar não estiver formatado no sistema
de ficheiros NTFS, desactiva
esta opção. - Eject Memcards when loading save states: A descrição está no GUI, é
recomendado que esteja activada
.pnach (os teus patches) no directório /patches do PCSX2. Aqui podes
criar, editar ou simplesmente ver os patches.
linguagem que estiver seleccionada é a que está actualmente activa
não está concluído por isso não o uses
não está concluído por isso não o uses
aparece atrás do PCSX2 e é sobretudo usada para análise de erros. Nessa
janela aparecem várias mensagens que te podem ajudar a identificar um
problema, ou então a explicar o que está a ser feito enquanto jogas um
jogo. Recomendado apenas para utilizadores avançados. Nota que se
fechares a consola, o emulador também encerra.
patches são sobretudo usados para saltar vídeos que não são ainda bem
emulados e podem dar erros. Patches mais avançados podem também melhorar
a compatibilidade, mas não podem ser criados por utilizadores normais.
emuladores, bem como alguns agradecimentos.
incluída, onde podes procurar e ver se um jogo é suportado, e até que
ponto.
Se ainda tiveres problemas em usar o emulador, por favor coloca a tua
questão nos fórums PCSX2 AQUI depois de
leres cuidadosamente as regras
Topo
E já está! Espero que este guia seja útil a todas as pessoas que se
iniciaram há pouco tempo no PCSX2 e também a alguns membros que queiram
mexericar nas opções para melhorarem a compatibilidade em jogos.
Obrigado ao Gigahertz por me
indicar como fazer o índice funcionar com o Firefox
Muito obrigado ao meu amigo Regulus pelo fundo, o script dos smilies e
pela sua ajuda
Obrigado ao Razor Blade por
arranjar as bordas das imagens
Obrigado ao crushtest por me
indicar alguns problemas com o Firefox e pelas suas sugestões
Obrigado ao Nachbrenner pelas
suas sugestões e adições
Obrigado ao Falcon4ever por me
chatear para validar o XHTML
Escrito por Bositman
Traduzido Por min