A princípio, o LaunchELF parece ser um pouco complexo, mas depois de um certo tempo, e a prática na sua utilização, torna-se fácil e você pode acabar preferindo utilizar ele para tarefas que podem ser feitas com outros aplicativos.
1. Ligue o PS2 iniciando o Freemcboot ou o Ulanchelf directamente.
2. Se for com Freemcboot seleccione o LaunchELF e pressione X para executá-lo.
3. Ao iniciar o LaunchELF, pressione o botão correspondente a opção FileBrowser, que por padrão é o botão O.
Dica: acostume-se a utilizar o botão O para confirmar uma ação no LaunchELF. A maioria das pessoas está acostumada a confirmar um item pressionando X, mas no LaunchELF, a confirmação de qualquer ação é feita com o botão O, a não ser que o mesmo esteja configurado de forma diferente.
4. Ao iniciar o FileBrowser, será mostrado alguns itens, referentes aos dispositivos ligados ao PS2. Vamos imaginar que o seu PS2 seja o PC, e o LaunchELF seria uma versão do Windows Explorer para o PS2. Cada item mostrado nessa tela do LaunchELF refere-se aos dispositivos ligados no PS2, como se fossem os drives do seu PC, como o drive de disquete, o HD e o seu gravador de CD/DVD.
Abaixo está explicado o que é cada um desses itens:
mc0:/ refere-se ao memory card no slot do controle 1.
mc1:/ refere-se ao memory card no slot do controle 2.
hdd0:/ refere-se ao HDD ligado no PS2.
cdfs:/ refere-se ao CD/DVD que está atualmente na gaveta do PS2.
mass:/ refere-se a qualquer dispositivo que esteja ligado na porta USB*
host:/ refere-se ao arquivos contidos no PC que está ligado em rede**
MISC/ configuração do LaunchELF.
*Nem todos dispositivos USB são compatíveis com o PS2 e o LaunchELF.
**Não será ensinado aqui como utilizar a rede utilizando o host:/.
5. Como queremos fazer backup dos savegames do memory card, selecionamos o item mc0:/ (se for o memory card no slot do controle 2, selecione mc1:/), e confirme.
6. Será mostrada uma lista com vários itens. Cada item é um diretório no memory card. Para facilitar a seleção de diretórios, pressione o botão L1, depois pressione [] e depois /\. Todos aqueles nomes estranhos mudaram para o nome dos savegames dos jogos. Nesse modo fica muito mais fácil de selecionar só os itens desejados.
7. Agora seleccione os savegames que queira fazer backup, seleccionado-os apertando X. Cada item seleccionar será marcado com um * ao lado do nome.
8. Com os itens seleccionados, pressione R1 para abrir o menu, e seleccione a opção Copy. Um pequeno quadrado será mostrado no canto superior direito, confirmando que tem itens a serem copiados.
9. Pressione /\ para voltar ao directório anterior, que no nosso caso, será a tela aonde mostra todos os dispositivos conectados ao PS2.
10. Agora está na hora de escolher aonde o backup será gravado. Seleccione hdd0:/ caso queira fazer o backup no HDD, ou mass:/ caso queira fazer o backup em um pen-drive ou outro dispositivo USB, como foi explicado no passo 4.
11. Após seleccionar o item e acessá-lo, será mostrado os arquivos existentes nele, caso tenha algum. Se você está fazendo o backup para o HDD, selecione e acesse uma partição existente, ou utilize a partição __boot. Pressione o botão R1 para abrir o menu novamente e selecione a opção New Dir para criar um novo diretório e confirme.
12. Agora dê um nome para este diretório, por exemplo, Backup e selecione OK para confirmar. O diretório será criado. Acesse este diretório criado.
13. Agora, novamente, aperte R1 para abrir o menu, e escolha a opção mcPaste (não selecione a opção Paste, para backup de savegames, sempre utilize a opção mcPaste). O backup começará a ser gerado e salvo no destino especificado.
O que acabamos de fazer aqui foi basicamente copiar e colar os arquivos, como se você estivesse copiando os arquivos de um disquete para o seu PC em Meus Documentos.
Pronto, o backup está concluído. Para restaurar, é só fazer o mesmo processo, porém, trocando no item 5 mc0:/ pelo dispositivo aonde tem o backup, e trocando hdd0:/ no passo 10 para mc0:/ ou mc1:/
Retirado do Manual do Megapack feito pelo tobe, bootsectos e tathaide.