Começo por explicar que o BBcode é semelhante ao HTML, com a diferença de que os códigos são inseridos entre parêntesis rectos [] em vez de <>. Neste tutorial tive que activar a opção "Turn BBCode off?" para poder explicar como funciona sem ter que limitar a introdução de caracteres. Verão porquê.
1) Comecemos por alterar características de texto:
1.1) Pôr a palavra "BTUGA" a negrito:
BTUGA
1.2) Sublinhar a palavra "FÓRUM":
FÓRUM
1.3) Escrever "Cyber_Dray" em itálico:
Cyber_Dray
1.4) Escrever "BBCode" a vermelho:
BBCode
1.5) Escrever "Tutorial" com tamanho de letra 24
Tutorial
1.6) Centrar a palavra "Thread" na mensagem:
[align=center]Thread[/align]
1.7) Escrever "Torrent" a negrito e a vermelho:
Torrent
1. Escrever "Cyber_Dray" a itálico e com tipo de letra "Impact":
Cyber_Dray
Como podem reparar:
- No fim da palavra termina-se o código introduzindo o mesmo precedido de "/", tal como em html;
- Os códigos são referentes a palavras em ingles (ex: = bold = negrito)
- Pode-se combinar vários códigos numa só palavra
As cores podem também ser introduzidas segundo o seu código Hexadecimal, que eu penso ninguém saber de cor. Assim, a alínea 1.4) ficaria assim:
BBCode
No código [align] pode-se usar também [align=right] e [align=left] (predefinição, claro...)
2) Introduzir imagens:
Para introduzir imagens, deve-se inserir uma hiperligação de uma imagem presente num qualquer endereço da web
2.1) Introduzir a minha signature actual num post:
2.2) Introduzir a minha signature actual com um link para o site Google:
2.3) Inserir a minha signature de novo, agora a rolar no ecrã:
[marquee][/marquee]
Uma vez que a web está em constante modificação e as mesmas imagens não se encontram sempre nos mesmos sites, aconselho-vos a fazer como eu: eviem as vossas imagens para uma página pessoal, uma vez que só a alteram quando querem (salvo excepção), e usem os links dessa mesma página. Não têm que criar nada na página, basta que a usem como "um disco rígido online", tal como eu
faço.
3) Adicionar e-mails (para que a hiperligação abra um gestor de e-mails):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
4) Criar listas:
4.1) Não-ordenadas:
* Forum
* Premium
* Programas
4.2) Ordenadas:
4.2.1)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
4.2.2)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
Os resultados seriam algo do género:
4.1)
- Forum
- Premium
- Programas
4.2.1)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
4.2.2)
a. Tutorial
b. Cyber_Dray
b. Martini-man
Nota: se te esqueceres de dar um código por terminado [/*], essa configuração ficará aplicada ao restante post.
Sobre os códigos, acho que não tenho mais nada a acrescentar. Também não sei tudo porque limitei-me a ver como outros faziam, ninguém quis ensinar...
Dica: uma boa forma de aprender a fazer uma coisa que viste num post de alguém, é fazeres-lhe um "quote". Foi assim que eu aprendi, os códigos aparecem todos pois o editor das mensagens não suporta BBCode.
Já agora, para fazer quote, clicas no botão quote, ou usas o código com o mesmo nome...
Fica bem, não abuses do conhecimento e, para a próxima, usa a inteligência e a habilidade para descobrir os "segredos" por detrás dos truques.
!!!Atenção!!!
- Estes códigos não foram todos testados neste fórum. Existem várias versões de phpBB. No entanto, penso que todos os mencionados são passíveis de ser utilizados aqui!
- Na maioria dos códigos deves respeitar Maiusculas/Minúsculas!
Título:Links, sublinhados, imagens- BB Code
Dificuldade: 1/10
Consequências:nenhumas
Créditos:Metalfear
1) Comecemos por alterar características de texto:
1.1) Pôr a palavra "BTUGA" a negrito:
BTUGA
1.2) Sublinhar a palavra "FÓRUM":
FÓRUM
1.3) Escrever "Cyber_Dray" em itálico:
Cyber_Dray
1.4) Escrever "BBCode" a vermelho:
BBCode
1.5) Escrever "Tutorial" com tamanho de letra 24
Tutorial
1.6) Centrar a palavra "Thread" na mensagem:
[align=center]Thread[/align]
1.7) Escrever "Torrent" a negrito e a vermelho:
Torrent
1. Escrever "Cyber_Dray" a itálico e com tipo de letra "Impact":
Cyber_Dray
Como podem reparar:
- No fim da palavra termina-se o código introduzindo o mesmo precedido de "/", tal como em html;
- Os códigos são referentes a palavras em ingles (ex: = bold = negrito)
- Pode-se combinar vários códigos numa só palavra
As cores podem também ser introduzidas segundo o seu código Hexadecimal, que eu penso ninguém saber de cor. Assim, a alínea 1.4) ficaria assim:
BBCode
No código [align] pode-se usar também [align=right] e [align=left] (predefinição, claro...)
2) Introduzir imagens:
Para introduzir imagens, deve-se inserir uma hiperligação de uma imagem presente num qualquer endereço da web
2.1) Introduzir a minha signature actual num post:
2.2) Introduzir a minha signature actual com um link para o site Google:
2.3) Inserir a minha signature de novo, agora a rolar no ecrã:
[marquee][/marquee]
Uma vez que a web está em constante modificação e as mesmas imagens não se encontram sempre nos mesmos sites, aconselho-vos a fazer como eu: eviem as vossas imagens para uma página pessoal, uma vez que só a alteram quando querem (salvo excepção), e usem os links dessa mesma página. Não têm que criar nada na página, basta que a usem como "um disco rígido online", tal como eu
faço.
3) Adicionar e-mails (para que a hiperligação abra um gestor de e-mails):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
4) Criar listas:
4.1) Não-ordenadas:
* Forum
* Premium
* Programas
4.2) Ordenadas:
4.2.1)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
4.2.2)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
Os resultados seriam algo do género:
4.1)
- Forum
- Premium
- Programas
4.2.1)
1. Tutorial
2. Cyber_Dray
3. Martini-man
4.2.2)
a. Tutorial
b. Cyber_Dray
b. Martini-man
Nota: se te esqueceres de dar um código por terminado [/*], essa configuração ficará aplicada ao restante post.
Sobre os códigos, acho que não tenho mais nada a acrescentar. Também não sei tudo porque limitei-me a ver como outros faziam, ninguém quis ensinar...
Dica: uma boa forma de aprender a fazer uma coisa que viste num post de alguém, é fazeres-lhe um "quote". Foi assim que eu aprendi, os códigos aparecem todos pois o editor das mensagens não suporta BBCode.
Já agora, para fazer quote, clicas no botão quote, ou usas o código com o mesmo nome...
Fica bem, não abuses do conhecimento e, para a próxima, usa a inteligência e a habilidade para descobrir os "segredos" por detrás dos truques.
!!!Atenção!!!
- Estes códigos não foram todos testados neste fórum. Existem várias versões de phpBB. No entanto, penso que todos os mencionados são passíveis de ser utilizados aqui!
- Na maioria dos códigos deves respeitar Maiusculas/Minúsculas!
Título:Links, sublinhados, imagens- BB Code
Dificuldade: 1/10
Consequências:nenhumas
Créditos:Metalfear