O que é necessário:
1) O Autopopstation4 , pack que vem com tudo que é necessário para a conversão.
2) Um CD de PSX ou ISO que não seja RIP !
3) Uma PSP (é claro) com firmware 3.00 ou maior Open Edition com um Memory Stick com espaço suficiente ( 1GB ou mais é o ideal)
Tendo isso em mãos vamos começar !
1)Criando a ISO a partir do CD (não necessário se você já tiver a ISO, vá para o passo 2)
Execute o popstation
Caso você não tenha ISOs no diretório será perguntado se você quer criar uma a partir do CD... escolha esta opção:
Será aberto o ISO Producer (já vem no pack) , se for a primeira vez ele terá que ser configurado... isso é bem fácil.
Se o ISO Producer não estiver configurado, clique em "Configure Plugin". Para o Windows 2000 e XP o mesmo deverá estar configurado assim.
Note que a letra da drive varia de acordo com a sua PC. O Read Mode também
pode ser diferente... neste caso ponha um CD de PSX no drive e clique em "Try auto-detection"
Uma vez configurado o ISO Producer, clique em "Make ISO" e espere.
Quando acabar feche o programa... o Popstation irá passar para a próxima etapa.
2)Conversão para PSP
Criando o EBOOT, ícones e backgroud da ISO
Só servem ISOS no formato .ISO e .BIN padrões... nada de MDS,CCD, CUE,NRG,etc... caso você tenha nesse formato você pode emular um drive com o Alcohol 120% ou Daemon Tools e fazer a ISO dele com os passos acima.
Não é recomendada a conversão de jogos PAL ! Use sempre a versão NTSC se puder ou use um conversor de CDs de PS1 no desespero. A incompatibilidade destas versões é terrível...
O Autopopstation irá perguntar o nome da iso que você irá converter.. basta digitar o nome dela e apertar enter.
Será perguntado em seguida o nome do jogo que irá ficar no menu XMB do PSP, ponha o nome do jogo ou o que você achar melhor!
Logo em seguida será perguntado um pedaço do nome do jogo ou o nome todo... isto é para o programa procurar o numero de série do CD, sempre existem várias versões para um mesmo jogo, logo tenha certeza do release que você tem,o emulador diferência os gamesaves pelo número que você fornecer.
Uma vez fornecido o nome o programa irá exibir os números dos possíveis candidatos, escolha o que mais bater com o seu CD. Uma fez feito isso copie o número (junto com o "SLUS", "SLES",etc... ), escolha "não"para parar de exibir a lista.
Dessa vez será perguntado o número mesmo, cole o número que você copiou no passo acima.
Será perguntado o quanto você quer comprimir a ISO, obviamente quanto mais ou menos espaço vai ocupar, mas mais processamento será exigido do portátil para ler o jogo e aí mais bateria você gasta. Até o momento usei compressão 9 em todos sem problemas.
Todo s jogo precisa de um arquivo "DOCUMENT.DAT"que é o manual do jogo. O postation irá perguntar que programa você quer usar para criar esse arquivo escolhem o PSP DockMaker GUI.
Escolhido o programa ele irá perguntar se você confirma todas as opções escolhidas ao longo do processo. Escolha "Y"para prosseguir.
Primeiro será aberto o PSP DocMaker GUI. Mande ele adicionar um arquivo TXT qualquer, escolha CREATE.
O Autopopstation sempre coloca ícones e plano de fundo para o XMB quando nenhum é fornecido vocês pessoalmente acho-os muito toscos... e caso você tenha uma porção de isos guardadas na PSP vai ser um difícil saber qual é qual,por isso vamos ver como fazer ícones e planos de fundo customizados...
As imagens utilizadas devem estar na mesma pasta que a ISO e serão APAGADAS no final do processo, então faça um backup delas.Elas são ICON0.PNG , PIC0.PNG e PIC1.PNG. Todas elas DEVEM ser PNG. Use o Photoshop ou Gimp para criá-las.
ICON0.PNG é o ícone que vai aparecer no menu de Games do XMB , normalmente o Título do jogo do cover . O tamanho deve ser 140x80 pixels. Para fo firmware 3.80 m33 o tamanho é 80x80.
PIC0.PNG é uma imagem com alguma descrição ou informativo do jogo, nem sempre é necessária,na dúvida ou preguiça crie um PNG transparente. O Tamanho deve ser 310x180 pixels.
PIC1.PNG é a imagem que ficade fundo quando você passa o selector de jogos do XMB em cima do ícone. A capa do jogo é uma boa pedida.O tamanho deve ser 412x272 pixels.
Feche a PSP DocMaker GUI após ter criado o Document.DAT e colocado as imagens de fundo e ícones na pasta da iso. O programa irá converter para EBOOT (jogo de PSP) , o processo pode demorar um pouco dependendo da iso, da compressão e do seu PC.Tenha paciência...
3) Passando o jogo para o PSP
Após terminar o processo ele exibe a mensagem "Press any key to continue", ao pressionar será exibida a pasta com todos os arquivos já preparados .Copie esta pasta.
Ligue a sua PSP ao PC pelo cabo USB.
Copie a pasta inteira para a pasta E:\PSP\GAME\ ( considerando E:\ a letra do drive do seu memory stick ). Ex: se usarem a iso "xeno.iso" deverá ter uma pasta chamada "xeno.iso" na pasta citada acima com os arquivos DOCUMENT.DAT e EBOOT.PBP.
* Desliguem a PSP. Vá no menu Games e bom proveito ! Se você fez tudo certo o jogo estará lá.
Jogos testados:
- RockMan X4 (NTSC-JP)
- Megaman 8 (NTSC-JP)
- Castlevania SOTN (NTSC-USA)
- Xenogears (NTSC-USA)
- Star Wars:Dark Forces (NTSC-Spanish)
- Chrono Cross (NTSC-USA)
Todos funcionam perfeitamente sem lags. Dizem que Chrono Cross dá problemas na hora de trocar o nome de algum personagem, mas até onde jogaram tava a funcar bem .Alguns jogos de mais de um CD que pedem a troca do mesmo são ainda uma dor de cabeça já que isso não foi implementado... FF7 permite que você salve antes e aí basta gerar o EBOOT como mesmo número de série a partir do CD2... outros como Xenogears que fazem isso sem salvar requerem o uso do plugin CWCHEAT 1.7 para poder fazer um "savestate" da memória do PSP.
AutoPopstation4
1) O Autopopstation4 , pack que vem com tudo que é necessário para a conversão.
2) Um CD de PSX ou ISO que não seja RIP !
3) Uma PSP (é claro) com firmware 3.00 ou maior Open Edition com um Memory Stick com espaço suficiente ( 1GB ou mais é o ideal)
Tendo isso em mãos vamos começar !
1)Criando a ISO a partir do CD (não necessário se você já tiver a ISO, vá para o passo 2)
Execute o popstation
Caso você não tenha ISOs no diretório será perguntado se você quer criar uma a partir do CD... escolha esta opção:
Será aberto o ISO Producer (já vem no pack) , se for a primeira vez ele terá que ser configurado... isso é bem fácil.
Se o ISO Producer não estiver configurado, clique em "Configure Plugin". Para o Windows 2000 e XP o mesmo deverá estar configurado assim.
Note que a letra da drive varia de acordo com a sua PC. O Read Mode também
pode ser diferente... neste caso ponha um CD de PSX no drive e clique em "Try auto-detection"
Uma vez configurado o ISO Producer, clique em "Make ISO" e espere.
Quando acabar feche o programa... o Popstation irá passar para a próxima etapa.
2)Conversão para PSP
Criando o EBOOT, ícones e backgroud da ISO
Só servem ISOS no formato .ISO e .BIN padrões... nada de MDS,CCD, CUE,NRG,etc... caso você tenha nesse formato você pode emular um drive com o Alcohol 120% ou Daemon Tools e fazer a ISO dele com os passos acima.
Não é recomendada a conversão de jogos PAL ! Use sempre a versão NTSC se puder ou use um conversor de CDs de PS1 no desespero. A incompatibilidade destas versões é terrível...
O Autopopstation irá perguntar o nome da iso que você irá converter.. basta digitar o nome dela e apertar enter.
Será perguntado em seguida o nome do jogo que irá ficar no menu XMB do PSP, ponha o nome do jogo ou o que você achar melhor!
Logo em seguida será perguntado um pedaço do nome do jogo ou o nome todo... isto é para o programa procurar o numero de série do CD, sempre existem várias versões para um mesmo jogo, logo tenha certeza do release que você tem,o emulador diferência os gamesaves pelo número que você fornecer.
Uma vez fornecido o nome o programa irá exibir os números dos possíveis candidatos, escolha o que mais bater com o seu CD. Uma fez feito isso copie o número (junto com o "SLUS", "SLES",etc... ), escolha "não"para parar de exibir a lista.
Dessa vez será perguntado o número mesmo, cole o número que você copiou no passo acima.
Será perguntado o quanto você quer comprimir a ISO, obviamente quanto mais ou menos espaço vai ocupar, mas mais processamento será exigido do portátil para ler o jogo e aí mais bateria você gasta. Até o momento usei compressão 9 em todos sem problemas.
Todo s jogo precisa de um arquivo "DOCUMENT.DAT"que é o manual do jogo. O postation irá perguntar que programa você quer usar para criar esse arquivo escolhem o PSP DockMaker GUI.
Escolhido o programa ele irá perguntar se você confirma todas as opções escolhidas ao longo do processo. Escolha "Y"para prosseguir.
Primeiro será aberto o PSP DocMaker GUI. Mande ele adicionar um arquivo TXT qualquer, escolha CREATE.
O Autopopstation sempre coloca ícones e plano de fundo para o XMB quando nenhum é fornecido vocês pessoalmente acho-os muito toscos... e caso você tenha uma porção de isos guardadas na PSP vai ser um difícil saber qual é qual,por isso vamos ver como fazer ícones e planos de fundo customizados...
As imagens utilizadas devem estar na mesma pasta que a ISO e serão APAGADAS no final do processo, então faça um backup delas.Elas são ICON0.PNG , PIC0.PNG e PIC1.PNG. Todas elas DEVEM ser PNG. Use o Photoshop ou Gimp para criá-las.
ICON0.PNG é o ícone que vai aparecer no menu de Games do XMB , normalmente o Título do jogo do cover . O tamanho deve ser 140x80 pixels. Para fo firmware 3.80 m33 o tamanho é 80x80.
PIC0.PNG é uma imagem com alguma descrição ou informativo do jogo, nem sempre é necessária,na dúvida ou preguiça crie um PNG transparente. O Tamanho deve ser 310x180 pixels.
PIC1.PNG é a imagem que ficade fundo quando você passa o selector de jogos do XMB em cima do ícone. A capa do jogo é uma boa pedida.O tamanho deve ser 412x272 pixels.
Vejam um exemplo de como fica mais ou menos:
Feche a PSP DocMaker GUI após ter criado o Document.DAT e colocado as imagens de fundo e ícones na pasta da iso. O programa irá converter para EBOOT (jogo de PSP) , o processo pode demorar um pouco dependendo da iso, da compressão e do seu PC.Tenha paciência...
3) Passando o jogo para o PSP
Após terminar o processo ele exibe a mensagem "Press any key to continue", ao pressionar será exibida a pasta com todos os arquivos já preparados .Copie esta pasta.
Ligue a sua PSP ao PC pelo cabo USB.
Copie a pasta inteira para a pasta E:\PSP\GAME\ ( considerando E:\ a letra do drive do seu memory stick ). Ex: se usarem a iso "xeno.iso" deverá ter uma pasta chamada "xeno.iso" na pasta citada acima com os arquivos DOCUMENT.DAT e EBOOT.PBP.
* Desliguem a PSP. Vá no menu Games e bom proveito ! Se você fez tudo certo o jogo estará lá.
Jogos testados:
- RockMan X4 (NTSC-JP)
- Megaman 8 (NTSC-JP)
- Castlevania SOTN (NTSC-USA)
- Xenogears (NTSC-USA)
- Star Wars:Dark Forces (NTSC-Spanish)
- Chrono Cross (NTSC-USA)
Todos funcionam perfeitamente sem lags. Dizem que Chrono Cross dá problemas na hora de trocar o nome de algum personagem, mas até onde jogaram tava a funcar bem .Alguns jogos de mais de um CD que pedem a troca do mesmo são ainda uma dor de cabeça já que isso não foi implementado... FF7 permite que você salve antes e aí basta gerar o EBOOT como mesmo número de série a partir do CD2... outros como Xenogears que fazem isso sem salvar requerem o uso do plugin CWCHEAT 1.7 para poder fazer um "savestate" da memória do PSP.
AutoPopstation4