Após o brilhante Crisis Core, o PSP recebe outro projeto imensamente promissor da Square Enix.
A Square Enix classifica seu novo Final Fantasy como um “Dramatic Progressive Action“. È um nome que descreve um jogo de luta e ação 3D em cenários imensos que permite ao jogador achar itens nos cenários, subir de nível e equipar itens no seu personagem.
Parece superficial, mas o sistema de combate é, na verdade, bastante inovador.
Os personagens podem se mover livremente pelo cenário 3D. O botão “triângulo” pode ser usado para manobras especiais em determinados pontos do cenário. Coisas como deslizar por trilhos, correr por paredes… No campo de batalhas também existem pontos chamados “Dejon Traps” que diminuem os Brave Points do personagem. Estes Brave Points são o que determina a força dos ataques e poderes de seu personagem.
O objetivo do jogo é simples: Reduzir o HP de seu adversário a zero.
Isso é feito ao usar dois tipos de ataques; ataque único que drena HP (botão quadrado, chamaremos de ataque 1) e ataque assistente que é capaz de gerar combos (botão círculo, ataque 2). O ataque 1diminui o HP do adversário enquanto o ataque 2 retira Brave Points do adversário enquanto aumenta os seus. Isso gera uma mecânica interessante que incentiva a criação de grandes combos (para o aumento de sua capacidade de causar dano) com uma finalização com o ataque 1.
Outro elemento do sistema de jogo é conhecido como EX mode e permite ao personagem causar danos massivos ao oponente. Cada personagem tem uma barra de EX que aumenta ao se obter um item chamado EX force que aparece nos cenários. Um jogador entra no modo EX ao pressionar “quadrado + X” quando sua barra está cheia. Ao realizar um combo neste modo o jogador pode finalizá-lo com um indenfesável movimento EX especial que é similar aos Limit Breaks da série Final Fantasy.
Segundo os produtores a diversidade de táticas de combate será grande. Movimentar-se pelo cenário e saltar serão essenciais e alguns dos personagens terão até saltos triplos. A variação de ataques será feita de moto bem simples… Direção + Ataque 1, Direção + Ataque 2, Ataque 1 enquanto estiver no ar e assim por diante. Cada um destes ataques serão bastante diferentes um do outro, tanto em alcance como em velocidade e dano causado. O botão R será usado para defender-se e ao se apertar X enquanto se defende você obtêm uma esquiva.
It is Final Fantasy !!!!!!!!
Tudo parece interessante, as imagens são bonitas mas… é mesmo um Final Fantasy?
“O roteiro é o dobro do Crisis Core e Nomura-san está presente em todas as gravações de áudio”, nos tranquiliza Takeshi Arakawa, diretor sênior do jogo.
Ótimo, teremos o character design deslumbrante de Tetsuya Nomura (que também supervisiona o título de perto) e um roteiro extenso e bem trabalhado. É um começo, mas ainda não é tudo o que Dissidia tem a oferecer aos fãs da lendária série de RPG.
“Teremos 20 personagens, 10 heróis e 10 vilões, todos vindos de Final Fantasy.”, promete o Diretor de planejamento do título Mitsunori Takahashi.
Até o momento pouco do jogo foi mostrado. Mas a história fala de um certo embate universal entre as forças “Cosmos” e “Chaos”. São elas que acabam juntando heróis, e vilões, dos vários mundos de Final Fantasy.
Os produtores garantem que o roteiro será bastante profundo e que não só a trama fará sentido como ela explicará e aprofundará a história dos outros episódios da série. Segundo Arakawa, em Dissidia veremos, por exemplo, muito mais da complexa relação entre Tidus (herói do fantástico Final Fantasy X) e seu pai Jecht.
Personagens
Falando em personagens, apenas 11 dos 20 foram revelados até o momento, fique com a lista parcial de selecionáveis:
Final Fantasy
Warrior of Light, Garland
Final Fantasy II
Frioniel, Emperor
Final Fantasy III
Onion Knight, Cloud of darkness
Final Fantasy IV
Cecil, Golbeza
Final Fantasy V
Butz Klauser, ExDeath
Final Fantasy VII
Sephiroth
Final Fantasy VIII
Squall Leonhart, Ultimecia
Final Fantasy IX
Zidane Tribal, Kuja
Final Fantasy X
Tidus, Jecht
Os cenários do jogo também serão familiares para os fãs da série. A maior parte deles serão recriações de locais icônicos dos episódios de Final Fantasy. Confira a lista revelada até o momento:
Final Fantasy
Chaos Shrine
Final Fantasy II
Pandemonium Palace
Final Fantasy VIII
Clock Tower
Final Fantasy IX
Crystal World
Final Fantasy X
Braska’s Final Aeon
Para honrar ainda mais o legado de Final Fantasy, a Square promete um sistema de level-up muito extenso. Campanhas individuais para cada personagem, escolha na ordem de combate e centenas de itens que alteram as capacidades de seu personagem no melhor estilo RPG.
Resumindo e Concluindo
Dissidia tem tudo para ser um grande spin-off de Final Fantasy. Apesar de uma equipe de novatos estar responsável pelo jogo, todos os grandes nomes da Square acompanham a produção de perto. A idéia de juntar 20 ícones da série é incrivelmente atraente para qualquer fã do RPG.
Imagens:
Video:
Fonte: Vários sites
Última edição por Grimmer em Seg 20 Out - 18:56:25, editado 4 vez(es)